38ª edição do Efipan inicia neste sábado


No próximo sábado, 13, inicia a 38ª edição do Efipan, maior torneio de futebol infantil da América do Sul. O evento irá reunir 14 equipes de cinco países: Brasil, Uruguai, Equador, Bolívia e Peru que, juntos, somam cerca de 350 atletas.

Em 2018, a organização do torneio foi renovada e, atualmente, conta com novos administradores. A equipe trabalha desde 2017 para que houvessem melhorias neste ano. Dentre os pontos positivos desta edição, destaca-se a valorização de equipes de outros países da América Latina. Pela primeira vez, Bolívia e Peru participarão do torneio, representados pelas equipes Associación Santa Cruz e Alianza Lima, respectivamente. O Uruguai, figurinha carimbada no Efipan, contará com a presença dos clubes Peñarol, Defensor e Nacional. O Equador estará representado pelo Independiente Del Valle. Os clubes brasileiros que estarão na disputa são Chapecoense, Juventude, Grêmio, Internacional, Coritiba, Criciúma, Flamengo e Palmeiras. A ausência de equipes argentinas é a primeira vez na trajetória do Efipan.

O coordenador técnico do Efipan, Moisés Fontoura, salienta também o aperfeiçoamento estrutural do evento: “Agora não tem mais cozinha central para os atletas e comissões técnicas, pois todos os alojamentos terão a sua própria e não precisará haver locomoção para as refeições”, comenta. As escolas e demais estabelecimentos que irão abrigar as equipes estão melhor organizadas: “Todos os alojamento hoje têm ar condicionado, o que auxilia na concentração dos atletas”, completa o dirigente.

No palco do evento, o Estádio Municipal Farroupilha, ajustes foram feitos desde as portas de entrada. De acordo com Fontoura, os dois vestiários têm ares condicionados e tiveram os pisos pintados, os refletores estão com todas as lâmpadas em perfeito estado, o gramado é irrigado eletronicamente todos os dias e as luzes que eram subterrâneas hoje são aéreas, a fim de evitar possíveis acidentes.

As equipes participantes do torneio começam a desembarcar em Alegrete na tarde desta quinta-feira, 11. O credenciamento é feito na Câmara Municipal de Vereadores e todos os atletas devem estar regulamentados até sábado pela manhã. Todas as informações sobre o Efipan podem ser acessadas pelo facebook do Portal Alegrete Tudo: facebook.com/PortalAlegreteTudo ou pelo aplicativo Efipan 2018, desenvolvido pelo DEVPampa, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

 


Curta nossa Fan Page


Comentar com Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *