Acúmulo de lixo em bueiros represaram água causando enxurrada no Bairro São João


A Defesa Civil do Município foi acionada no último sábado, 27 de Janeiro, no início da noite, no Bairro São João, por decorrência da precipitação pluviométrica, que marcou 85 mm, segundo o pluviômetro do CEMADEN, que fica localizado na Unipampa.

As Ruas Emílio Zuneda e Pedro Oliveira Palma sofreram  enxurrada, onde a água cobriu parte dos acessos aos moradores. A equipe verificou que parte do problema foi ocasionado pelo acúmulo de lixo e entulhos nos bueiros de ambas as ruas. Desta forma, a água ficou represada causando a elevação pluviométrica.

Segundo uma moradora local, que não quis se identificar, os moradores jogam diariamente e de forma indevida qualquer tipo de lixo dentro dos bueiros.

No domingo, em regime de plantão, foi  realizado um trabalho conjunto com equipes da Secretaria de Infraestrutura junto ao Parque de Máquinas. Pela gravidade dos acessos foi feita imediatamente a retirada dos entulhos como pneus de trator, galhos, madeiras, sacolas plásticas e outros utensílios jogados indevidamente.

Segundo o secretário da pasta, Jetter Danzer de Souza, para realizar a limpeza corretamente, foi necessário a retirada dos bueiros. “As equipes finalizaram o serviço na tarde de ontem”, ressalta Jetter.

A coordenadora da Defesa Civil, Ellen Figueiredo informa que está sendo realizado trabalho preventivo nos bairros que ficam em áreas de alagamento. No entanto, solicita que a comunidade não acumule lixos nos bueiros para não acontecer como o que foi relatado. “Se isto acontecer, certamente, as águas das chuvas tem dificuldade para chegar aos córregos e rios, gerando esse problema que afeta diretamente as famílias”, alerta Ellen.

“Eu venho pedindo aos presidentes de bairros, associações de todos os segmentos que conversem com os seus grupos para que tornemos nossas áreas mais limpas, que tenhamos mais cuidado com o lugar onde moramos”, ressalta a Prefeita Cleni Paz da Silva.

Projeto de Prevenção nas áreas de risco

Nesta manhã, estiveram reunidos o secretário Jetter (Infraestrutura); Nathalie Lunardi (Iluminação); o Engenheiro Civil Huillian Severo (Infraestrutura); Alex Vilaverde Mafra (Planejamento e Orçamento); o Vereador Celeni Viana juntamente com  a coordenadora da Defesa Civil, Ellen Figueiredo para darem início ao planejamento do projeto de prevenção nas áreas de risco. Nesta semana, o Ministério da Integração destinou Portaria para este tipo de projeto,onde prevê a aquisição de bueiros, galerias ou outros meios conforme a demanda da região.

 

Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura


Curta nossa Fan Page


Comentar com Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *