Alegrete contará com 650 novas vagas na educação infantil até o início de 2015

Alegrete agora conta com mais uma escola de educação infantil na rede municipal. Uma decisão tomada pela Prefeitura do Alegrete, através da Secretaria de Educação e Cultura, garantiu a continuidade das atividades da Escola Infantil Filhos do Rei com a municipalização do educandário, até então uma instituição privada de caráter confessional conveniada com o município.

No início do ano letivo, a equipe administrativa da escola procurou o secretário de Educação e Cultura, Jorge Sitó, para expor situações de ordem administrativa que poderiam resultar no fechamento da escola. Após análise da situação, a alternativa mostrou-se a mais viável. “Tomamos esta decisão principalmente porque as crianças ficariam sem atendimento. Não há naquela comunidade estrutura pública que possa absorver a demanda da faixa etária atendida pela escola”, explica Sitó.

A escola já está funcionando nos novos parâmetros há um mês, atendendo 37 crianças de zero a três anos nos bairros Saint Pastous, Ulisses Guimarães e Nossa Senhora do Carmo. O funcionamento acontece temporariamente apenas no turno da manhã, das 8 às 12 horas, como um anexo da EMEB Antônio de Saint Pastous. O prefeito Erasmo Silva diz que o período é de adaptação. “Assim que os concursados da área da educação forem nomeados, o quadro funcional da escola ficará completo e a escola poderá voltar a funcionar em tempo integral”, garante.

Com as três unidades do Proinfância em construção, mais o redimensionamento de outros espaços nos anos de 2013 e 2014, a rede municipal de Alegrete alcançará 650 vagas abertas apenas na educação infantil até o início de 2015. “A educação infantil tem sido o maior gargalo do poder público. Fizemos o compromisso de aumentar as vagas na educação infantil e estamos cumprindo”, ressalta a vice-prefeita Preta Mulazzani.
 
escolhinha

FOTO: Paulo André Dutra