Alegrete registra segunda contagem de ciclistas na Praça do Bebedouro

No último dia 17, a cidade de Alegrete teve a sua segunda contagem de ciclistas.

DSC00940

bike cavalo

A Transporte Ativo juntamente com o Grupo Charlas Urbanas e Grupo Trilha Aventura, realizou a segunda edição do controle de fluxos de bicicletas em um determinado ponto. Em maio foi feita a contagem inédita no interior do RS. De acordo com os organizadores foram as primeiras contagens realizadas numa cidade pequena e a primeira em território gaúcho.

DSC00957

bike na ponte

Diferente da primeira contagem feita na Ponte Borges de Medeiros, desta vez o local escolhido foi a Praça do Bebedouro, localizada na Av. Marechal Rondon. O local foi estrategicamente escolhido pois ali será implantada uma infraestrutura exclusiva para ciclistas. O objetivo segundo os voluntários é fazer uma futura comparação que permita observar o impacto do local no futuro.

bike mulher

Na contagem da Ponte foram mais 1600 viagens em bicicleta em 12 horas. “Apesar de já ter uma expectativa de que seria grande o fluxo de ciclistas na ponte, os números foram surpreendentes”, analisa Gabriela Binatti, responsável pela contagem do Transporte Ativo.

DSC00967

bike ponte

Nesta segunda contagem os números foram menores, o dia frio e chuvoso registrou 309 ciclistas passando pelo Bebedouro, mas não menos significativos de acordo com o relatório no site do Transporte Ativo.

Voluntários acreditam que o número total foi influenciado pela localização estratégica da avenida, nas proximidades é possível encontrar diversas vias como opção de caminho. Algumas mais planas e outras com pavimentação de melhor qualidade do que a via observada.

DSC00974

bike rondon

Um fato constatado nesta contagem é o aumento no percentual de mulheres utilizando a bicicleta em relação a primeira. Segundo os organizadores a terceira contagem em Alegrete deverá ocorrer após o inverno num ponto mais central do município.

Confira os dados completos no site do Transporte Ativo.

Fotos: Transporte Ativo

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *