Alegrete registra terceira contagem de ciclistas no centro da cidade nesta quarta

A cidade de Alegrete é a pioneira na atividade de contagem de viagens de bicicleta.

Nesta quarta-feira (17), ocorre pela terceira vez e num ponto central do Município.

A atividade é realizada pela ONG Transporte Ativo que nasceu da necessidade de promover cidades mais humanas, através do uso de meios de transportes limpos.

Há 11 anos a Transporte Ativo realiza diversas ações em prol da mobilidade com o uso de bicicletas em várias capitais do País. Desde 2008, a alegretense Gabriela Binatti desenvolve trabalhos de contagem de ciclistas em viagens de bike pelo país afora.

Em Alegrete desta vez o ponto escolhido para contagem será na esquina entre as ruas Venâncio Aires e Tiradentes.

IMG-20160216-WA0058

A Associação Transporte Ativo, Grupo Charlas Urbanas, com o apoio do Grupo Trilha Aventura vão  se revezar, durante as 12 horas desta quarta, para participarem da 3ª contagem de ciclistas de Alegrete.

IMG-20160216-WA0059

Em 12h de duração, a 1ª contagem no mês de maio do ano passado registrou na ponte Borges de Medeiros 1.621 ciclistas, dos quais 817 no sentido centro e 801 no sentido Unipampa.

De acordo com o relatório final, os horários de pico aconteceram das 7h às 8h, com fluxo de 202 bicicletas, e das 18h às 19h, com 243 ciclistas passando pelo ponto.

Já a segunda contagem foi realizada no mês de junho, na avenida Marechal Rondon. O local foi estrategicamente escolhido, visando a implantação de uma ciclovia.

O objetivo segundo os voluntários é fazer uma futura comparação que permita observar o impacto do local no futuro.

IMG-20160216-WA0060

Nesta segunda contagem os números foram menores, o dia frio e chuvoso registrou 309 ciclistas passando pelo Bebedouro, mas não menos significativos de acordo com o relatório no site do Transporte Ativo, divulgado e entregue ao Poder Executivo neste ano.

A cidade mais gaúcha do RS realiza sua terceira contagem de ciclistas, atividade inédita no RS que vai fornecer dados e números para futuras implantações beneficiando o transporte através da bicicleta.

IMG-20160216-WA0061

Para Gabriela Binatti é de suma importância realizar as contagens numa cidade que se preocupa com os ciclistas. – Com essa contagem vamos ter um parâmetro das viagens de bikes na cidade de Alegrete – comenta a integrante da ONG Transporte Ativo, responsável direta pela atividade.

 

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *