Aula prática de Biologia no Waldemar Borges mostra acidez dos alimentos

Dentro de um contexto que alia teoria e prática, para uma melhor compreensão do aluno, a Bióloga Luana Mendonça promove aulas práticas, em Química, aos alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Waldemar Borges.

A aula prática sobre ácidos e bases utilizou o repolho roxo que é um indicador ácido-básico, quando misturado em substâncias de pH diferentes, muda a coloração, indicando os ácidos, básicos e neutros.

Neste caso, ao  colocar vinagre no suco de repolho roxo, que possui antocianinas, indicou ácido, pois ficou avermelhado, a água sanitária no suco de repolho roxo ficou amarelado esverdeado, que indica base e o detergente no suco apresentou neutralidade. Todos os elementos variam de pH.
Os alimentos que apresentam acidez, podem causar problemas de saúde, quando ingeridos em excesso, como gota, ácido úrico e gastrite, coloca a professora.

Limão, frutas cítricas no geral e até mesmo o uso cotidiano do vinagre, que são ácidos podem desencadear alguns problemas. Já alimentos que “encolhem” a boca, como o caqui, são  básicos e não desencadeiam grandes problemas.

– Mas sabemos que em tudo que ingerimos tem que haver equilíbrio e uma dieta saudável é importante, como beber água para “limpar” o organismo. Ela alerta que as conservas em geral e embutidos tem bastante ácido e se deve ter muita cautela ao ingerir esses alimentos.

Vera Soares Pedroso

 

Curta nossa Fan Page

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.


*