Blé Binatti a alegretense que defende a mobilidade e cultura da bicicleta

Gabriela Binatti, alegretense, 32 anos, Bacharel em Serviço Social, Pós Graduada em Gestão Ambiental, atualmente trabalha com cultura de bicicleta e promoção da mobilidade e do turismo por bicicleta no Brasil.

ble itau bike

É consultora da Associação Transporte Ativo e sócia-criadora da Hospedaria da Bicicleta. Possui experiência em gerenciamento de projetos e na área de Políticas de Desenvolvimento Urbano além de cursos complementares relacionados ao tema.

Em 2013 recebeu o Prêmio Cycling Visionaries, pelo trabalho de monografia “Mais Amor Menos Motor: Mobilidade e Cultura de Bicicleta no Rio de Janeiro”, durante o Velo City 2013, em Viena na Áustria. Em 2014 ficou entre os 25 semifinalistas do Prêmio Jovens Inspiradores.

ble foto

É promotora da contagem de viagens de bicicleta em Alegrete. As duas últimas já tiveram seus resultados entregues à Prefeitura. A 3ª contagem ocorre na próxima semana num ponto central da cidade.

O Portal Alegrete Tudo bateu um papo com a alegretense que é apaixonada por bike, confira a entrevista:

 ble contando

Portal: De onde vem essa paixão pela bicicleta?

Blé Binatti: Da simplicidade, praticidade e sensação de liberdade que a bicicleta proporciona.

ble deitada

Portal: Tu és a coordenadora da Contagem de Ciclistas. Qual o objetivo deste trabalho já que em Alegrete tivemos duas contagens?

Blé Binatti: Sim, foram 2 contagens em 2015, mas temos planos de realizar mais contagens neste ano. A Transporte Ativo realiza contagens desde 2008, sempre com o objetivo de gerar dados sobre os deslocamentos em bicicleta que possam subsidiar ações e políticas públicas pró bicicleta, pois as contagens nos permitem conhecer e melhor entender o fluxo de ciclistas na cidade.

ble contagem prefeito

Portal: A última foi na Avenida Rondon que está recebendo asfalto, teremos alguma ciclovia ou ciclo faixa neste local?

Blé Binatti: Segundo dados divulgados na mídia e o projeto da prefeitura, junto ao recapeamento da via será instalada uma ciclovia na Avenida Rondon, por isso escolhemos o local para realizar a contagem. Para que tenhamos dados comparativos, a partir de futuras contagens, para medir o impacto da infraestrutura nos deslocamentos por bicicleta na região.

ble audax

Portal: Tu tens participado ativamente do movimento em prol do uso da bicicleta como transporte. Quais os resultados já conquistados?

Blé Binatti: Os resultados são inúmeros, a cada novo metro de infraestrutura, a cada bicicletário instalado, a cada campanha que divulgue o uso da bicicleta como meio de transporte, cidades inteiras são beneficiadas.

ble ciclo

Portal: Qual a tua relação com a bike no dia-a-dia?

Blé Binatti: Bicicleta para mim é meio de transporte, um meio de transporte com inúmeras possibilidades e sem limites. Uma paixão que virou trabalho.

ble cidade

Portal: Já fez alguma viagem de bicicleta um cicloturismo?

Blé Binatti: Sempre, desde 2005. É um vício, dos bons. Além de viajar de bicicleta (pegar a estrada), gosto de conhecer as cidades pedalando, é, do meu ponto de vista, a melhor forma de se conhecer e vivenciar uma cidade. Já pedalei no sul, sudeste e centro-oeste do Brasil, Uruguai, Argentina, Colômbia, Chile, Áustria, Holanda e Itália, mas não pretendo parar por aí.

DSC09233

Portal: Como tu analisas a convivência em Alegrete entre carros e bikes?

Blé Binatti: Muito tranquila e amigável. Com respeito e boa comunicação toda convivência é pacifica.

ble descendo

Portal: Tu participas de uma Associação, a Transporte Ativo. Quais atividades desta Organização podem serem implantadas em Alegrete?

Blé Binatti: Todas as ações realizadas pela Transporte Ativo são possíveis de serem replicadas, todos os resultados de pesquisas, estudos e metodologias desenvolvidos por nós estão disponíveis em nosso site (www.ta.org.br) para que pessoas e organizações interessadas possam acessar e replicar em suas cidades.

ble mascara

Aqui em Alegrete iniciamos pelas contagens, e já temos mais 2 planejadas para este início de ano. A primeira será no próximo dia 17/02, na esquina da Rua Venâncio Aires com a Tiradentes. Também pretendemos replicar a Pesquisa Perfil do Ciclista, com o objetivo de melhor entender quem são os usuários da bicicleta como meio de transporte na cidade.

ble na revista

Portal: A cidade está num crescente em relação ao número de ciclistas. Muitos passeios, grupos e até atletas de alta performance. O que tu achas deste movimento?

Blé Binatti: Sensacional! O ciclismo esportivo também faz parte dessa cultura de bicicleta que vem sendo cada vez mais reconhecida e valorizada. O trabalho que os grupos de passeio realizam é benéfico para a população e para a cidade. Sou fã do Grupo Trilha Aventura, que além de tudo que realizam, são grandes parceiros nas atividades que desenvolvemos.

DSC00380

Portal: Qual o teu sonho para Alegrete se tornar uma cidade boa para pedalar?

Blé Binatti: Se parasse no tempo, já estava ótimo, mas como sabemos que as cidades não param de crescer, o meu sonho é presente, pensando no futuro: Que possamos construir um Plano Municipal de Mobilidade Urbana que realmente favoreça os diversos modos de deslocamento pela cidade. Que tenhamos sabedoria em planejar uma cidade para as pessoas, favorecendo os deslocamentos a pé e de bicicleta e a melhoria do transporte público.

DSC00328

Aproveito para mencionar uma campanha que estamos trabalhando, se chama Bicicleta nos Planos, e visa a inclusão da bicicleta como meio de transporte nos planos mobilidade urbana. Para saber mais sobre a campanha acesse: bicicletanosplanos.org

DSC00134

Para finalizar, agradeço a oportunidade de poder divulgar o trabalho que realizamos e também a receptividade, seriedade e carinho com que esta cidade recebe, e recebeu, o trabalho da Transporte Ativo.

ble viagem

Por: Júlio Cesar Santos

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *