CDC dá especial atenção a Campanha da Fraternidade 2018 que aborda a violência em todas as formas

No ano de 2018 a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) definiu como tema da Campanha da Fraternidade : “Fraternidade e Superação da Violência”. O lema está baseado no texto bíblico do Evangelho de Mateus (Mt 23, 8): “Vós sois todos irmãos”. O principal objetivo é construir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, à luz da Palavra de Deus, como caminho de superação da violência.

A partir disso, o Colégio Divino Coração, que é uma instituição católica, também se torna responsável por difundir a Cultura da Paz. Os professores, durante a Formação Pedagógica, do início do ano letivo, trabalharam sobre essa temática em seus estudos. Nas reuniões com os pais, também foi abordado o tema  da CF 2018. Acreditamos que o Colégio e a família devem trabalhar em conjunto pela busca da paz.

Um dos materiais utilizados nestas reuniões, e também nas salas de aulas, foi o vídeo “Ubuntu” (https://www.youtube.com/watch?v=gpIEHRukIfE&t=56s) do palestrante e YouTuber Thiago Rodrigo. Esta palavra africana, mesmo pequena, possui um grande significado: sou quem sou por que somos todos nós. Ou seja, não vivemos sozinhos, mas estamos inseridos numa sociedade e precisamos reforçar cada vez mais os nossos laços de respeito, tolerância e amor. “Gente precisa de gente pra ser gente” (Thiago Rodrigo).

Outra maneira de explorar a CF 2018 com os alunos é analisar as múltiplas formas de violência, especialmente as provocadas pelo tráfico de drogas, considerando suas causas e consequências na sociedade brasileira. Tudo o que desrespeita a integridade do outro é uma forma de violação, podendo ela ser física, psicológica ou verbal.

Concluímos com esta frase do Papa Francisco sobre a violência: “Já disse várias vezes e repito: a violência não é a cura para o nosso mundo fragmentado” (Rádio Vaticano, 13 de abril de 2017).

Luiz Carlos Mendonça Jr.

Professor de História, Filosofia e Ensino Religioso

Coordenador da Pastoral Escolar do CDC

Curta nossa Fan Page

1 Comentário

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.


*