Chegada da Chama faz Alegrete respirar a Tradição Gaúcha




A chuva que não deu trégua, não impediu que os gaudérios cumprissem a tradição de um dos eventos mais esperados e prestigiados pelos alegretenses;  a chegada da Centelha da Chama Crioula.

A Semana dos Festejos Farroupilhas, iniciou oficialmente às 10h, deste dia 13 de setembro.

A cavalgada da chama, desde o Marco das Três Divisas, reuniu mais de 80 cavalarianos. Na chegada a Alegrete, outras centenas deles, representando CTGs e piquetes se juntaram à comitiva, na Avenida Assis Brasil.

Desde às cinco da manhã, peões e prendas estão mobilizados neste que é o maior evento tradicionalista do RS. Eles saíram às 7h do Engenho Cavichioli, cerca de 14km do Município. Conforme Milton Nardon responsável pela Chama, houve alguns imprevistos, como cavalos que se espalharam devido a uma cerca ter rebentado, mas tudo contornado a tempo para sair no horário programado.

 Orgulhosos de montar seus cavalos e, tipicamente pilchados, os cavalarianos vieram ate à Praça Getúlio Vargas. Muitas mulheres e crianças cavalgaram com a mesma desenvoltura dos peões.

O coordenador da chama, Nilton Nardon passou a centelha a Prefeita Cleni Paz, a Coordenadora da 4ª Região, Ilva Goulart, Coordenador dos Festejos, Cléo Trindade. A chama crioula foi acesa junto do Monumento ao Expedicionário. Na sequência, os representantes de todos os CTGs de Alegrete retiraram uma centelha para levar às suas entidades.

A prefeita Cleni Paz, agradeceu os cavalarianos que conduziram a chama do Marco das Três Divisas até a Praça Getúlio Vargas, pois eles é que fizeram dar início a Semana Farroupilha.

O Patrono dos Festejos Farroupilhas, enfatizou que a Alegrete foi uma das últimas cidades a receber a chama devido a distância de onde partiu, em Mostardas. Ele parabenizou os cavalarianos que trouxeram a centelha. Também disse que o movimento é passado de geração em geração, isso se fortalece e já está na sua 70° edição.

Ilva Maria Borba Goulart, coordenadora da 4°RT, elogiou os piquetes e CTGs, que começaram a preparação cedo mesmo com a chuva para buscar a chama.
Citou que faz 70 anos que a chama foi acesa pela primeira vez.”Esta chama  marca com civismo e com orgulho os Festejos do Gaúcho. O  Rio Grande precisa ser repaginado, e que cada um dos que estão aqui montados em seus cavalos sejam responsáveis por essa mudança” – concluiu.

Celeni Viana, presidente da Câmara Municipal, parabenizou também os cavalarianos que enfrentaram obstáculos do tempo para que a chama estivesse aqui. Destacou a importância e o respeito que devemos ao cavalo que é parceiro do gaúcho.

Cléo Trindade, coordenador dos Festejos Farroupilha, cumprimentou e parabenizou os cavaleiros que trouxeram a chama do município de Mostardas até o Marco das Três Divisas, juntamente com os que trouxeram até a Praça Getúlio Vargas.
Agradeceu à Câmara de Vereadores e a Prefeitura pelo apoio. Também enfatizou que os Festejos Farroupilhas iniciaram bem antes, há cerca de 4 meses.

Conforme a organização, cerca de 2 mil cavalarianos estiveram presentes no ato. Veja após a galeria, os vídeos da chegada da Centelha.





Curta nossa Fan Page





Comentar com Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *