Colégio Divino Coração celebra hoje, missa pelos seus 110 anos de fundação




Colégio Divino Coração, 110 anos Cultivando Histórias(1907- 2017).

No ano de 1907 chegam a Alegrete aquelas que foram pioneiras na educação: Ir. Maria Crisóstoma Gross, Irmã Maria Sofrônia Wichmann e Irmã Tereza Klein.  A Escola Divino Coração de Jesus foi fundada em 03 de fevereiro de 1907, e até hoje é mantida pela Congregação das Irmãs de Santa Catarina. Seu curso abrangia todas as matérias lecionadas nos colégios elementares estaduais. Sempre foi um bom estabelecimento de ensino no Estado e um dos melhores em Alegrete. Inicialmente contou com professoras, todas da Congregação das Irmãs de Santa Catarina, e com um belo número de educandas.  É a escola mais antiga de Alegrete. Gratidão pela coragem dessas Irmãs que assumiram a nobre missão de educar.

Uma trajetória de 110 anos de Histórias, movidas por um grande sonho, por uma grande paixão: Educar para a vida e Ensinar a viver.

Uma história com sabedoria, centenária, onde o ensino é um “Ofício Sagrado”, que contém em si o mistério de conduzir, orientar o aprendiz pelos caminhos do conhecimento, da cultura, da fé e pelos princípios dos valores humano-cristãos.

Pensando no bem estar de seus Educandos e no compromisso com o pleno desenvolvimento dos mesmos, o CDC incentiva iniciativas que visam estimular ao máximo as potencialidades criativas e de socialização. Para isso oferece Iniciação Esportiva, onde os alunos tem a oportunidade de aprender na prática diversas modalidades, e aulas de flauta doce, que além da inteiração, propicia terreno fértil para a criatividade, gerando maior capacidade cognitiva. Esses projetos possibilitam além do aprendizado e diversão, a importância e o valor do trabalho em equipe.

Iniciamos o mês de julho, realizando a Abertura da Semana da Escola – 110 anos Cultivando Histórias. Os turnos da manhã e da tarde, com a colaboração dos professores e educandos realizaram a hora cívica e rezamos agradecendo pela Celebração da Vida deste Colégio centenário. Também realizamos com o apoio de toda a comunidade escolar a Roda da Solidariedade, onde instituições de nosso município foram contempladas com as doações: Asilo São Vicente de Paulo, Moradia Transitória, Creche Jesus Menino, Escola Waldemar Borges, E.M.E.I Arnaldo da Costa Paz, Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social, através das doações realizadas durante a Gincana Sócioambiental que a turma do 7º ano do CDC participou durante todo o mês de junho e o Residencial Terapêutico.

Contamos com a presença de profissionais especialistas que contribuíram no processo de aprendizagem dos nossos educandos: Palestra Motivacional – Sim eu Posso! Yes I Can! Com a Escola de Idiomas Wizard com a Ângela.  Com a turma do 5º ano o professor Alan Maciel Guterres realizou Taller de Espanõl.  Com as turmas do 8º e 9º ano a professora Cleonice Aita realizou uma oficina de produção textual e no 7º ano a professora Tamires Siqueira realizou Café com Letras – Resgate de Memórias Literárias. Também foi proporcionado ao Ensino Médio Futsal e uma oficina em Ritmo de Zumba. Contamos com a presença do professor Leonardo de Biologia, Sirlene – acadêmica e Luciano – professor de Matemática, para uma Oficina de Jogo de xadrez para as turmas do 3º e 4º ano e com as turmas do 7º, 8º, 9º e 1ª série do Ensino Médio. A Educação Infantil e os Anos Iniciais participaram de um passeio onde visitaram o comércio ao redor do colégio, levando cartões para homenagear os estabelecimentos visitados.

Encerrando as atividades da semana,ocorreu a Missa de Ação de Graças pelos 110 anos do Colégio no dia 07 de julho às 19h na Igreja Matriz N.S.Conceição Aparecida.





Curta nossa Fan Page





Comentar com Facebook

5 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *