Construção da nova ponte da BR-287 levará mais 6 meses

Vistoria do Dnit apontou que a estrutura que cedeu terá de ser implodida, se não cair antes

ponte
A previsão mais otimista para a construção da nova ponte sobre a várzea do Rio Toropi, na BR-287, entre São Pedro do Sul e Mata, é de pelo menos seis meses. Conforme nota oficial divulgada pelo Dnit no final da tarde desta terça-feira, a forma de contratação da empresa que fará a obra ainda está sendo analisada, mas é possível que seja por meio do Regime Diferenciado de Contratações (RDC), que dispensa a demorada licitação.
O órgão calcula que, depois de definida a construtora, serão necessários seis meses para finalizar a estrutura que restabelecerá a principal ligação das cidades da Região Central com a Fronteira Oeste.
A nova ponte dará lugar à ponte que cedeu na noite de segunda-feira, foi interditada e terá de ser implodida se não cair antes. Uma vistoria feita pela empresa Sogel por solicitação do Dnit constatou que a estrutura entrou em colapso devido à ruptura de dois pilares.
Conforme o supervisor do Dnit em Santa Maria, João Carlos Tonetto, que esteve no local no início desta tarde, é preciso que as pessoas se mantenham longe da ponte porque a estrutura está muito comprometida e pode ceder a qualquer momento.
Especialista diz que problema é grave
Para o engenheiro Paulo Jorge Sarkis, especialista em pontes, o sedimento foi bastante significativo.
_ Quando a estrutura é de viga contínua, sem juntas, como é o caso daesta ponte, dá-se sobrecarga nos pilares vizinhos. São vigas de difícil recuperação _ explica Sarkis.
O Dnit deve começar a construir nesta quarta-feira um desvio ao lado da ponte interditada, que deve permitir o tráfegp de veículos. Ele deve ficar pronto em 15 dias se não chover.
Balsa e BR-158 são rotas alternativas
Enquanto o desvio ao lado da ponte não for feito, a alternativa para os motoristas é utilizar uma balsa, que faz a travessia pelo Rio Toropi entre São Pedro do Sul e Mata. O trajeto demora 5 minutos, mas há filas desde a manhã de terça-feira. Além disso, só é permitida a passagem de motocicletas, carros leves e ônibus que fazem a linha entre os dois municípios.
A outra alternativa é a BR-158. Neste caso, o desvio é rodoviário e aumenta a viagem em 120 quilômetros entre Santa Maria e Mata. Caminhões e ônibus podem utilizar esse trajeto.
Fonte: Diário de Santa Maria