Dia Internacional do Diabético

Alegrete tem cerca de 26 mil pessoas com pré-diabetes. Estudo mostra que 30 em cada 100 pessoas contraem o  pré-diabetes.

diabetes
Dia 27 de junho é o Dia Internacional do Diabético. A comemoração nasceu com o objetivo de promover a conscientização da sociedade – desde médicos, ONGs e o governo até a população em geral – sobre a doença e as formas de tratamento.
Considerando a atual população de Alegrete de 87 mil habitantes, e aplicando o percentual da Organização Mundial da Saúde, teríamos atualmente em Alegrete um expressivo número de pessoas com taxas de glicose acima de 99ml. Não foi possível apurar o número exato de portadores do diabetes Tipo 1 e 2 no município, mas é expressivo e ultrapassa o da média nacional.
O Brasil atingiu em 2014 o número de Diabetes projetado para 2030, hoje o País é o 4º no ranking mundial, atrás da China. A capital com maior percentual de diabéticos no levantamento feito no ano passado era São Paulo (9,3%), seguido de Curitiba (8,4%), Natal (8%) e Porto Alegre (8%). Os menores índices estavam em Palmas (4,3%), Macapá (4,9%), Manaus (4,9%) e Porto Velho (5%).

Segundo projeção internacional, a população de doentes diabéticos em nível mundial vai aumentar até 2025 em mais de 50%, para 380 milhões de pessoas a sofrerem desta doença crônica. Atualmente, a Organização Mundial da Saúde estima que cerca de 240 milhões de pessoas sejam diabéticas em todo o mundo, o que significa que 6% da população tem diabetes.
Infelizmente, ainda não há cura para o diabetes, porém há vários tratamentos disponíveis. Mas seguir o tratamento de forma regular é fundamental, proporcionando saúde e qualidade de vida para o paciente portador.

Conheca 10 alimentos importantes no combate ao Diabetes

1 – Brócolis
É rico em cromo, que tem um papel importante no controle da glicemia a longo prazo. Além disso, é fibroso, contém grande quantidade de antioxidantes e vitamina C, provocando a saciedade.

2 – Feijão
A fibra solúvel presente em todos os tipos de feijão mantém a glicemia estável. Como é rico em proteína, este alimento pode ser um substituto para a carne nas saladas e até mesmo nos pratos principais.

3 – Abacate
Ele tem, sim, grande quantidade de gordura, porém da gordura boa. Esta fruta retarda a digestão e ajuda a evitar o aumento do açúcar no sangue após uma refeição. 

4 – Frutas vermelhas
Contêm muitas fibras e, principalmente, são ricas em antioxidantes importantes. Elas têm baixo teor calórico e de açúcar.

5 – Frango
A carne branca é uma as fontes de proteína com menor teor de gordura e menor quantidade de calorias. Ótima opção para substituir a carne vermelha e deixar a sua dieta mais saudável.

6 – Linhaça
Atua de três maneiras diferentes na luta contra a diabete: É rica em proteína, fibras e gorduras boas. Também é ótima fonte de magnésio, um mineral-chave para o controle da glicemia porque ajuda as células no uso da insulina.

7 – Batata doce
Este alimento na sua versão “assada” faz com que o nível de açúcar no sangue aumente cerca de 30% a menos que o normal. Uma porção diária é o suficiente. A batata doce é rica em fibras solúveis que contribuem na redução da glicemia e do colesterol.

8 – Sementes
Aposte nas sementes de todo o tipo, como abóbora, girassol e gergelim. Elas são ricas em gorduras boas, proteína e fibra, que trabalham em conjunto para manter a glicemia baixa e prevenir doenças cardíacas.

9 – Cenoura
É uma das fontes naturais mais ricas em betacaroteno, que está ligado a um menor risco de diabetes. Crua é a melhor opção.

10 – Leite e iogurte
São ricos em proteína e cálcio, que podem combater a resistência à insulina, um problema de grande parte das pessoas que sofrem com a doença.