Dilma reconhece "problema grave" na saúde pública em encontro com prefeitos

Candidata à reeleição também afirmou que decisão sobre novo aeroporto internacional no Estado deve sair até final do ano

dilma

Em discurso no encontro com prefeitos, vice-prefeitos e vereadores do Rio Grande do Sul, na manhã deste sábado, a presidente Dilma Rousseff admitiu a existência de um “problema grave” na saúde pública brasileira e falou a respeito da relação do governo federal com as prefeituras.

–  Temos que dar muitos passos na questão da saúde para criar um sistema de saúde de qualidade – reconheceu a presidente no centro de eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.

A presidente de referiu principalmente às dificuldades de acesso ao atendimento prestado por especialistas em áreas como cardiologia e endocrinologia:

– Temos de resolver um problema grave quando as pessoas precisam ter acesso a isso (especialistas) e a exames laboratoriais.

Lembrou, porém, avanços na área com o programa Mais Médicos e Famárcia Popular. Destacou que o Governo Federal trouxe 14 mil médicos para suprir as carências nas áreas em que não havia atendimento à população. Em relação ao programa Famárcia Popular, lembrou que 705 mil gaúchos foram beneficiados no mês de julho com o acesso gratuíto a medicamentos para tratar doenças como asma, hipertensão e diabetes.

– Temos de resolver o restantes dos problemas – reiterou Dilma que citou ainda como desafios a construção, gestão e o atendimento relacionados a hospitais.

Neto da presidente marcou presença no evento
Foto: Ronaldo Bernadi / Agência RBS

Dilma afirmou ainda, em relação à economia, que o Brasil viverá “um novo ciclo de crescimento” e valorizou a organização da Copa do Mundo no Brasil.

– Difundiram que o país não teria condições de fazer uma Copa à altura. Mentira. Fizemos a Copa das Copas – comemorou a candidata

Ela concluiu dizendo que ainda espera inaugurar o metrô de Porto Alegre e outras obras no Rio Grande do Sul, como a nova ponte do Guaíba.

Um possível novo aeroporto

Depois do pronunciamento para os prefeitos, a presidente concedeu uma rápida entrevista coletiva e afirmou que, até o final do ano, deve ser concluído um estudo que vai apontar se o Aeroporto Salgado Filho será ampliado ou se será construído um novo aeroporto internacional para atender a demanda crescente.

– Temos um projeto de ampliação do Salgado Filho, mas há um clamor local por um novo aeroporto. Temos de resolver esta discussão. Tem de ser resolvido no máximo até o final deste ano.

Na coletiva, a presidente Dilma se recusou a comentar o acordo de delação premiada do ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, anunciado na noite de sexta-feira

Candidata foi saudada por representantes de 13 partidos


Fortunati elogiou os investimentos do Governo Federal em mobilidade urbana.

Fonte: Zero Hora