Dilma venceu em 15 estados e Aécio em 10

Em discursos, petista valoriza “sétima vitória do partido” e tucano ressalta desempenho

eleições
Dilma Rousseff e Aécio Neves vão disputar a Presidência da República no segundo turno no próximo dia 26. No primeiro neste domingo, a candidata à reeleição, que obteve 40,89% dos votos válidos contra 34,44% do concorrente tucano, teve vantagem no número de estados vencidos. A petista teve maioria dos votos em 15 estados contra 10 de Aécio (contando o Distrito Federal). Terceira colocada no pleito, Marina Silva venceu no Acre e em Pernambuco.
Dilma venceu no estado de Aécio Neves, Minas Gerais, com 43,48% a 39,75%. Além de Minas, a petista foi vitoriosa também no Rio Grande do Sul, – onde a diferença entre os dois não chegou a 115 mil votos –, Amazonas, Pará, Amapá, Maranhão, Tocantins, Piauí, Ceará, Bahia, Rio de Janeiro, Sergipe, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte .
Já Aécio Neves teve como destaque a vitória com ampla vantagem no maior colégio eleitoral do País, São Paulo, com 44,22% contra 25,82% de Dilma. Além de SP, o tucano foi o mais votado em Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Santa Catarina, Paraná e Espírito Santo.
Dilma destaca “sétima vitória do PT”
Cada candidato defendeu sua visão do resultado do primeiro turno. Dilma Rousseff exaltou o fato de ter sido a mais votada e disse que esta a foi a sétima vitória do PT contando os dois turnos das três últimas eleições. “Esta foi a sétima vitória nossa. Contando, as duas eleições do presidente Lula em primeiro e segundo turno. A minha eleição em primeiro e segundo turno e agora esta em primeiro turno. O povo brasileiro anseia por mais avanços e disse que vê no projeto que eu represento a mais legitima chance de mudança”, disse.
Dilma também disse ter entendido “claramente” o recado das urnas e das ruas, dizendo-se orgulhosa do resultado que, segundo ela, reforça a convicção de que o “povo brasileiro anseia por mais avanços” e mostra que o seu projeto é visto como “a mais legítima e confiável força de mudança”. A candidata prometeu fazer “todas as mudanças necessárias” para que a vida dos brasileiros “melhorem cada vez mais”. Ela também diz que o seu governo tem os valores de igualdade de oportunidades e combate “sem tréguas” à corrupção.
Aécio fala em vitória da mudança e lembra Campos
Aécio defendeu seu projeto e afirmou que a maioria dos brasileiros votaram contra o atual governo. “Temos o melhor projeto para o país”, disse ele, que avaliou que a oposição foi a grande vencedora do primeiro turno das eleições: “A vitória, neste primeiro turno, foi da mudança. Candidatos das eleições tiveram a maioria dos votos”, salientou, não escondendo a satisfação com os resultados: “Eu me sinto um vitorioso. Todos os números, em qualquer lugar do Brasil, estão muito acima das expectativas”.
O tucano lembrou o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, que seria o candidato do PSB à Presidência da República, morto em acidente aéreo no dia 13 de agosto, e substituído por Marina Silva, que integrava a chapa como vice. “Quero deixar uma palavra de homenagem, muito pessoal, a um amigo, a um homem público honrado, digno, que foi abatido por uma tragédia no meio desta campanha. A ele, aos seus ideais e aos seus sonhos também, a minha reverência. E nós saberemos, juntos, transformá-los em realidade. É hora de unirmos as forças”, afirmou.
Propaganda eleitoral deve voltar no próximo sábado
O início da propaganda eleitoral do segundo turno no rádio e na TV está previsto para sábado. A propaganda se estenderá até o dia 24. Desta vez, ambos os candidatos terão o mesmo tempo de exposição na televisão, 10 minutos cada. A data também é prazo final para debates com candidatos.
*Com informações da Agência Brasil