"É um primeiro passo antes de um objetivo maior", diz Anderson Daronco, novo árbitro Fifa

Quase sete meses depois de ser promovido a aspirante Fifa, o santa-mariense Anderson Daronco, 33 anos, recebeu, na tarde desta quinta-feira, a notícia que tanto esperava.

daronco

A partir de 2015, o árbitro que começou como bandeirinha e apitando partidas de categorias de base em Santa Maria carregará em seu unifrme o escudo da entidade máxima do futebol.

Luiz Zini Pires: Fifa chama nova geração de árbitros gaúchos

Mas para chegar até o primeiro escalão da arbitragem mundial, junto a outros nove representantes do país, foram 15 anos de carreira.

— Estou muito feliz. Recebi a notícia da comissão gaúcha (de arbitragem), que viu a notícia no site da CBF. É um primeiro passo antes de um objetivo maior — comemorou Daronco, que tem como próximo objetivo apitar uma Copa do Mundo.

Muito emocionado, em entrevista ao Diário na tarde desta quinta, Daronco agradeceu, em primeiro lugar, à mulher Luciane e aos filhos Arthur, 8 anos, e Heitor, 4:

—  Se não fossem eles, não chegaria onde cheguei. Devo tudo isso a eles. Agora, o mais dificil é manter o escudo no peito. Vou seguir trabalhando para ter sucesso. O mais importante é seguir com a cabeça no lugar e trabalhando para não mudar nada do que vinha sendo feito.

Diogo Olivier: atuação no Gre-Nal abriu o caminho da Fifa para Daronco

A notícia surgiu após a Comissão de Arbitragem da CBF encaminhar a nova listade árbitros e assistentes à Fifa. No Rio Grande do Sul, além de Daronco, Leandro Vuaden, que está desde 2009 no quadro, foi mantido. Neste ano, o santa-mariense foi eleito o segundo melhor árbitro do Gauchão.

O INÍCIO NA CARREIRA
“Quando eu tinha 18 anos fiz um curso de arbitragem em Santa Maria. Foi o último ano de curso no Interior. Após fazer o curso, algumas pessoas acham que você já sai apitando Flamengo e Corinthians, Grêmio e Juventude, Inter e Caxias, mas não é assim. Atuei dois anos como bandeirinha, apitei muito jogo de categoria de base. Diziam que tinha de amassar o barro antes de pegar o apito. A minha primeira partida profissional oficial foi em 2004, entre Farroupilha e Guarani-Ba, pela segunda divisão”, Anderson Daronco, em entrevista ao Diário em janeiro de 2014.

Árbitros FIFA em 2015:
– Wilton Sampaio
– Dewson Freitas
– Anderson Daronco
– Ricardo Ribeiro
– Raphael Claus
– Luiz Flavio de Oliveira
– Pericles Cortez
– Leandro Vuaden
– Sandro Meia Ricci
– Heber Roberto Lopes

Fonte: ZH Esportes