Em poucas horas, cidades gaúchas registram metade da chuva prevista para janeiro

No primeiro dia do ano, Rio Grande teve 66 milímetros em quatro horas

chuva

O céu escureceu e o primeiro dia do ano foi marcado por chuvas fortes em algumas cidades gaúchas. Nas Missões e na região Sul, a quinta-feira começou com tempo fechado e muita água. Conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), São Luiz Gonzaga, nas Missões, registrou 85 milímetros de chuva em 12 horas.

Na região Sul, o maior acumulado foi contabilizado em Rio Grande, onde em apenas quatro horas choveu 66 milímetros. A quantidade de chuva deixou ruas alagadas na cidade. Tanto em São Luiz Gonzaga quanto em Rio Grande os acumulados representam 47% da média máxima de chuva prevista para todo o mês de janeiro. Apesar da intensidade do mau tempo, bombeiros das duas cidades não tiveram chamados por socorro.

Ainda nesta quinta-feira, a frente fria deve se deslocar para outras regiões do Estado e, à noite, chegará em Porto Alegre, com risco de temporais.

Mesmo com este começo de ano chuvoso, a meteorologista do Climatempo Michele Fernandes diz que a frente fria não deverá ficar muito tempo no Rio Grande do Sul. A partir de sábado, o tempo fica aberto em todas regiões.

Confira a previsão para os próximos dias:

Sexta-feira

Ainda há risco de temporais no Norte e na Serra. Entre as Missões e Região Metropolitana a chuva deverá aparecer somente pela manhã. Na Fronteira Oeste e Campanha, o sol predomina e temperaturas caem por causa da entrada de uma nova massa ar polar. Em Alegrete, temperatura mínima de 15ºC e máxima de 28ºC.

Sábado

tempo fica firme, sem previsão de chuva. O dia amanhece com temperaturas mais amenas e, à tarde, o calor retorna. Mínima de 18ºC e máxima de 28ºC nas praias do Litoral Sul. Em Alegrete, temperatura mínima de 16ºC e máxima de 29ºC.

Domingo

Previsão de tempo aberto. O Estado deve ficar sem chuva até pelo menos terça-feira. Na Capital, temperatura mínima de 15ºC e máxima de 29ºC. Em Alegrete, temperatura mínima de 15°C e máxima de 31°C.

Fonte: Zero Hora