Emilio Zuñeda promove Curso Técnico em Edificações




O Curso de Técnico em Edificações do Colégio Estadual Emílio Zuñeda, de forma pioneira em nossa região, teve inicio com  suas atividades neste semestre, com uma turma inicial formada por 30 alunos.

O pré-requisito para frequentá-lo é o ensino médio completo.

O mesmo,  tem duração de dois anos e meio, com um total de 1650 horas, sendo o último semestre previsto para o estágio supervisionado com carga horária de 433 horas.Este estágio obrigatório, será realizado a em empresas do ramo da construção civil de nossa cidade, salientando-se que algumas já demonstraram interesse de futuramente oportunizar esta fase de aprimoramento profissional aos futuros técnicos em edificações oriundos deste estabelecimento de ensino.

Após concluído o curso,os profissionais poderão desenvolver suas atividades em instituições públicas, privadas e do terceiro setor, empresas de engenharia, escritórios de projetos, como profissional autônomo,orientando na assistência técnica para a compra, venda e utilização de produtos e equipamentos especializados, entre outras.

Os Técnicos em Edificações poderão responsabilizar-se tecnicamente  por obras de até 80 metros quadrados.

A profissão de Técnico em Edificações é regulamentada pela Lei 5.524 de 5/11/1968 e tem suas atribuições definidas pelo Decreto nº 90.222 de 6/2/1985, Resolução CONFEA nº 473/2002, Resolução CONFEA nº 1010/2005.

É importante salientar que, os egressos do Curso Técnico em Edificações,  terão direito à diploma e respectivo registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio Grande do Sul(CREA-RS).

O Corpo docente atual para o primeiro semestre do Curso Técnico em Edificações, está composto por quatro professores com a Coordenação do Professor Télvio Liscano.

Este curso supre uma necessidade que se fazia necessário pois há uma carência bastante acentuada destes profissionais na área da construção civil, não somente em nosso município como na região,o que fará que com que tenhamos um aprimoramento da qualidade com a atuação destes futuros profissionais.

CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES REALIZA VISITA TÉCNICA

Na busca de ampliar seus conhecimentos na área da construção civil como também, de novas tecnologias que hoje são utilizadas neste segmento, alunos do Curso Técnico em Edificações do Colégio Estadual Emílio Zuñeda realizaram visita técnica a obra pioneira em nosso município  no Sistema Steel Frame ou Light Steel Frame também conhecida como Tecnologia Limpa, do Grupo Schneider cujo representante para nosso município e região é a  empresária  Ana Marisa do Prado Gehler.

No momento desta visita foi demonstrado passo a passo pelo  Luciano,as fases de construção utilizando este sistema.Foi salientado também as vantagens deste sistema revolucionário, comparativamente com os sistemas de construção normalmente utilizados.

Dentre outras vantagens foram citadas:

-rapidez do prazo de execução,

– mínimo de resíduos,

– baixo custo de manutenção,

– desperdício quase zero(na tradicional é de cerca de 30%, onde 8% de materiais e 22% de perdas financeiras)

-maior otimização da mão de obra

-componentes 100% reciclável

-Isolamento térmico e acústico

Os alunos visitantes demonstraram muito interesse, realizando diversos questionamentos, pois até então, a maioria desconhecia esta tecnologia que futuramente poderá ser utilizada pelos mesmos,dentro de sua futura atuação profissional.

 

 

Edison G. Diniz





Curta nossa Fan Page





Comentar com Facebook

3 comentários

  • Orlando Santos Luz

    Pena que os cursos de edificações não dar valor as visitas técnicas. Eu sou um estudante do curso de edificações. E eu consegui um visita técnica na construtora que eu trabalho e da minha sala no total de 35 alunos só cinco compareceu ao canteiro de obra. Nem os professores da ETEC de São Da Etec Heliópolis não a mínima importância. E nem o responsável da sala. O aluno que para a Etec e líder da sala.

  • Enock da Silva

    Tenho interesse em fazer o curso onde posso me escrever

  • Otavio Freitas

    Bom dia esse curso é muito bom interessante gostaria de também saber o valor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *