Escola Emílio Zuñeda terá orquestra sinfônica

São R$ 1 milhão do Governo do Estado, através Seduc destinados a 51 unidades escolares que receberão, cada uma, 70 instrumentos para formação de orquestras

Emilio Zuneda
As escolas estaduais Emílio Zuñeda (Alegrete), Professor Liberato Salzano Vieira da Cunha (Santana do Livramento) e Padre Garcia (São Borja), estão entre as instituições de ensino da rede pública estadual, contempladas com instrumentos para a composição de orquestra sinfônica estudantil. Trata-se de investimento de R$ 1 milhão do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) destinados a 51 unidades escolares que receberão, cada uma, 70 instrumentos para formação de orquestras. O objetivo é a qualificação dos espaços escolares e a formação dos estudantes.
“Esta é uma ação inédita na rede estadual, que exigiu um processo licitatório de mais de dois anos”, enfatizou o Secretário de Estado da Educação Jose Clovis de Azevedo, destacando que o maior investimento é nas pessoas. “A música é universal, constitui um campo interdisciplinar que certamente vai contribuir com a qualificação do processo de aprendizagem”, disse.
Atualmente, mais de 500 escolas têm projetos voltados à música, com cerca de 300 bandas implantadas. Além das orquestras, a Seduc destinará professores de música para as escolas contempladas com o projeto. A ação é mais uma iniciativa em atendimento à Lei 11.769/08, que prevê a obrigatoriedade do conteúdo da música na educação básica. As escolas beneficiadas nesta etapa do Projeto Orquestras Estudantis foram selecionadas ou por terem projetos de música estruturados, ou têm bandas ou, ainda, desenvolvem ações relacionadas à música implementadas pelo Programa Mais Educação. A intenção da Secretaria, explica a diretora do Departamento Pedagógico, Vera Amaro, é expandir a ação na rede.
 
Os instrumentos
1 piano eletrônico; 10 violões cordas nylon; 10 violinos 4/4; 1 viola 4/4; 1 violoncelo; 1 contrabaixo elétrico, 10 flautas doce soprano barroca; 4 flautas doce contralto barroca; 2 guitarras; 1 amplificador de contrabaixo; 1 amplificador de guitarra; 1 bateria; 10 estantes de partitura; 2 escaletas; 10 pandeiros; 2 triângulos; 1 ganza de platinela; 2 bumbos c/ talabarte baqueta; 2 taróis; 1 reco-reco; 1 microfone, 2 pandeiros meia-lua e 3 afinadores para instrumentos de cordas.