Espanhol dá olé e vence etapa do Brasileiro de Motocross em Santa Maria

Carlos Campano assumiu a liderança na principal categoria da modalidade

 espanholÉ como aquele velho ditado: “A primeira vez a gente nunca esquece”. E foi exatamente essa a sensação das mais de 13 mil pessoas que prestigiaram a 7ª Etapa do Brasileiro de Motocross, sediada em Santa Maria pela primeira vez na história.
Sobrou emoção para quem esteve às margens da pista de pouco mais de 1,5 quilômetro de percurso, montada na antiga Cidade dos Meninos, bairro Camobi, neste sábado e domingo, e pôde ver, de perto, algumas das feras mundiais da modalidade .
Na pista, quem se deu melhor na categoria MX1, a principal da competição, foi o espanhol Carlos Campano, que terminou em primeiro, após as duas baterias, e, de quebra, assumiu a liderança do campeonato. Agora, o espanhol está a nove pontos do segundo colocado, o brasileiro Antonio Jorge Balbi Jr., que chegou atrás de Campano na etapa santa-mariense. Jean Ramos, Ratinho Lima e o norte-americano Kyle Rigol completaram o pódio.
_ Gostei muito da cidade. O mais legal era ver a arquibancada vibrando a cada volta. Sempre que tem prova no Rio Grande do Sul, procuro participar _ comentou o espanhol Carlos Campano que, agora, depende apenas dele para conquistar o campeonato de 2014.
A última etapa do Brasileiro de Motocross será em Toledo, no Paraná, no próximo fim de semana. A competição é considerada a maior da América Latina nesta modalidade.
Sábado para os brasileiros
Das quatro categorias que encerraram a participação no Brasileiro de Motocross em Santa Maria, três conheceram seus campeões. Na MX3, o piloto Davis Guimarães chegou em terceiro lugar e, mesmo assim, acabou sagrando-se campeão. Diogo Nascimento conquistou o campeonato na categoria 50cc, ao vencer a prova.
Quem também venceu e sai de Santa Maria como campeão brasileiro na categoria 65cc é Matheus Favero. Na Júnior, Enzo Lopes já havia garantido o título antecipado.
Santa Maria deve receber mais eventos de motocross em 2015
Para o próximo ano, os organizadores já estudam trazer outra etapa do Brasileiro de Motocross para Santa Maria. Além disso, há a possibilidade de a cidade sediar provas do Latino-Americano de Motocross em março de 2015.
O ponto negativo da etapa de Santa Maria foi o congestionamento de veículos. Neste domingo, os motoristas que permaneceram até as 17h, após a última bateria, tiveram de esperar cerca de 40 minutos para sair do local.

VENCEDORES DA 7ª ETAPA

MX1
1º) Carlos Campano (Yamaha)
2º) Antonio Jorge Balbi Jr (Pro Tork)
3º) Jean Ramos (Honda)
MX2
1º) Hector Assunção (Honda)
2º) Anderson Cidade (Yamaha)
3º) Anderson do Amaral (Kawasaki)
MX3
1º) Milton Becker
2º) Willian Guimarães
3º) Davis Guimarães
Júnior
1º) Vinicius de Sa
2º) Renato Paz
3º) Lucas Nogueira
65cc
1º) Matheus Favero e Silva
2º) Diogo Nascimento
3º) Gabriel Andrigo
50cc
1º) Diogo Nascimento
2º) Henrique Henicka
3º) Rodolfo Bicalho

CLASSIFICAÇÃO DO BRASILEIRO (CATEGORIA MX1)

1º) Carlos Campano (Yamaha) – 270 pontos
2º) Balbi Jr. (Pro Tork/Kawasaki) – 261 pontos
3º) Jean Ramos (Honda) – 260 pontos
4º) Jetro Salazar (Honda) – 241 pontos
5º) Wellington Matos (Honda) – 212 pontos

DIFERENÇA DAS CATEGORIAS

– MX1 (motos até 450cc, pilotos de 17 a 55 anos)
– MX2 (motos até 250cc, pilotos de 14 a 23 anos)
– MX3 (motos até 450cc, pilotos homens com idade a partir de 35 anos e mulheres a partir de 17 anos)
– Junior (motos até 150cc, pilotos homens de 11 a 15 anos e mulheres até 17 anos)
– 65cc (motos até 65cc, pilotos de 7 a 12 anos)
– 50cc (motos até 50cc, pilotos de 5 a 9 anos)

 
Fonte: Diário de Santa Maria