Esporte alegretense um ano sem Loloca

Há um ano quem vai ao Farroupilha sente que o Estádio não é mais o mesmo. Hoje, dia 2 de junho, completa um ano que o futebol alegretense também não é mais o mesmo.

loloca

Até o samba perdeu um pouco de seu brilho e ainda busca retomar o ritmo. Porque em 02 de junho de 2014, Alegrete perdeu Sirnei dos Anjos, o Loloca. Conhecido como “Prefeito do Farroupilha”, apelido dado por amigos, frequentadores do velho estádio, território dominado e cuidado com zelo por ele por quase 28 anos, local que ele fez, literalmente, sua casa.

Dizem que ninguém é insubstituível, mas nesse caso poderíamos contrariar com propriedade o dito popular. Loloca é insubstituível. Em seu trabalho, entre seus amigos, nas muitas obras que fez, transformando vidas dentro de sua simplicidade e em silêncio, Loloca é insubstituível e inesquecível.

Poucos sabem o quanto este humilde funcionário público fez por muitas pessoas, quantos meninos evitou que estivessem nas ruas, convidando-os a colaborar de alguma forma simbólica no Estádio Farroupilha para entretê-los ali, dentro do universo de sonho que é o futebol.

Quantas famílias tiveram comida na mesa graças a sua ajuda. Quantos amigos ganharam conselhos valiosos quando passaram alguns minutos com ele. Loloca merece muito mais do que uma pequena placa simbólica com seu nome ao lado do vestiário 1 do Estádio.

loloca placa

Se o Farroupilha não ganhou seu nome, acreditamos que não ganhará o de mais ninguém. Loloca merece muito mais do que discursos que apenas lembrem seu nome. Loloca, se pensarmos bem, tem o que merece sim. Tem o amor, carinho, respeito e agradecimento eterno de muitos que, com ele compartilharam tardes e noites de futebol e samba. Dele, temos as melhores lembranças, os melhores sentimentos. O Farroupilha continuará ali, as vezes bem, outras sem os cuidados que tanto merece.

loloca 3

A MICA continuará a desfilar seu samba na avenida. A vida continuará. Loloca ficará. Ficará para sempre, porque ele é eterno e continua com cada um que teve a alegria de conhecê-lo, e a felicidade de compartilhar de sua sabedoria. Parafraseando Galeano: “Você já entrou, alguma vez, num estádio vazio?  Experimente.  Pare no meio do campo e escute. Não há nada menos vazio que um estádio vazio. Não há nada menos mudo que as arquibancadas sem ninguém.” Hoje repito para dizer, não há nada menos vazio do que o Farroupilha com a eterna presença de Loloca.

Em memória ao saudoso desportista e cidadão Loloca será celebrada uma missa na Capela São José a partir das 19h.

Colaborou: Naiane Albuquerque