Flagrante mostra lixeiros cobrando para recolher os resíduos

Moradores de dois bairros denunciam os pedidos de propina

lixo

Moradores de dois bairros da cidade, um da Zona Oeste e outro da Zona Norte, relatam que lixeiros, funcionários da Revita, empresa responsável pela coleta de lixo da cidade, cobram dinheiro e pedem comida para recolher os resíduos em frente às casas. Um flagrante do pedido de propina foi registrado pela reportagem do “Diário”, na última terça-feira, na Rua Belém, no Parque Pinheiro Machado.

Segundo os moradores dessa rua, pedidos de refrigerante e dinheiro para lanche são corriqueiros. Conforme aos relatos, a prática já acontece há bastante tempo, mas tem sido mais frequente nos últimos cinco anos. Os pedidos vão de um refrigerante até dinheiro.

– Eles batem palma na frente da casa para pedir. Se a gente nega, rasgam sacos no meio da rua ou não recolhem – afirma o marceneiro Gilson Pillar, 35 anos, morador da Rua Belém.

No vídeo captado pela reportagem, ao chegar em frente a uma casa, um lixeiro pede: “me vê um dinheiro”. O morador responde: “dinheiro? Mas estão sempre pedindo dinheiro!” Em um outro vídeo feito por um morador, o lixeiro pede um refrigerante. Ao receber a resposta negativa, fala que não pode levar os sacos e os dois discutem. O motorista do caminhão desce e recolhe os sacos, enquanto o lixeiro que pediu o refrigerante e seu colega seguem a discussão com o morador. Quem vive na Rua Belém, afirma que as atitudes são recorrentes:

– Onde tem bastante lixo é um problema, eles começam a dificultar para levar os sacos se não recebem nada. Teve uma vez que dei dinheiro e ele achou pouco – garante o empresário Darlan Lenherd, 42.

O caminhão passa na Rua Belém três vezes por semana.

– Quando eu vejo que eles estão vindo, vou lá para dentro. Não me importo de dar uma água, mas dinheiro e lanche toda hora, não – salienta o morador e comerciante Daniel Canabarro, 40 anos.

Um dia após o flagrante feito pela reportagem, os moradores da Belém relataram que, diante da negativa em dar a propina, o lixo não foi coletado:

– Já pagamos imposto para ter coleta de lixo. Se em cada rua eles ganham R$ 10, imagina o que não ganham? – questiona o motorista Eron Debus, 42 anos.

Outra denúncia de pedidos recorrentes de dinheiro e comida foi feita por moradores da Rua Borges do Canto, no Perpétuo Socorro:

– Eles pedem, mas damos numa boa. Nunca deixaram de levar o lixo. Mas existem os pedidos – doz a dona de casa Rita Alves, 49 anos.

Conforme o advogado João Marcos Adede y Castro, a prática se caracteriza como extorsão, ou seja, constrange alguém para obter para si alguma vantagem econômica indevida. Popularmente, é conhecida como propina.

Propina teria motivado demissões em janeiro

De acordo com a prefeitura, a empresa Revita, responsável pela coleta de lixo em Santa Maria, havia demitido alguns funcionários no mês de janeiro por causa de denúncias envolvendo a cobrança de dinheiro de moradores. Conforme o secretário de Meio Ambiente do município, Antônio Carlos Lemos, a prefeitura não tinha conhecimento desses casos de propina revelados pelos moradores das ruas Belém e Borges do Canto.

– Sabemos que existem doações espontâneas de algumas pessoas, mas a cobrança sistemática é um exagero. Vamos pedir explicações para a empresa – salienta Lemos.

O secretário pede que as denúncias sejam feitas com a identificação do morador, endereço e número do caminhão que realiza a coleta. O telefone é (55) 3921-7151.

Em dezembro, a Revita recebeu uma multa no valor de R$ 67 mil por problemas na coleta. Na última quarta-feira, o secretário de Meio Ambiente encaminhou o pedido para a abertura de nova licitação. Atualmente, a prefeitura paga R$ 1 milhão por mês à Revita pela prestação de serviço, e o contrato encerra em 31 de julho.

Desde a semana passada, o “Diário” tenta, mas não consegue, falar com o responsável da empresa apresentado como o único capacitado para comentar o caso.

PEDIDO DE CPI

– No começo de abril, o vereador Marcelo Bisogno (PDT) encaminhou uma proposta de abertura de uma CPI para investigar o contrato da Revita com a prefeitura

– O pedetista afirma ter indícios de problemas graves e, inclusive, de falta de prestação dos serviços de coleta de lixo no município

– A Câmara solicitou à prefeitura o contrato de prestação de serviço firmado com a Revita

– O Executivo tem até o dia 9 de maio para entregar o documento. Depois da análise dos vereadores, instala-se ou não a CPI

Fonte: DIÁRIO DE SANTA MARIA