Hospital de Rosário do Sul pode retomar serviços

Médicos devem decidir se aceitam a proposta de receber os pagamentos atrasados parcelados

17149404

Os atendimentos pelo SUS que estavam suspensos no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, em Rosário do Sul, podem ser retomados nesta sexta-feira. Na noite desta quinta-feira, os médicos _ que suspenderam os serviços por falta de pagamento dos honorários _ irão decidir se aceitam a proposta da prefeitura, que é a de parcelar os salários em atraso em três vezes. Com isso, deve ser assinado um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) na sexta-feira entre médicos, prefeitura e administração do hospital.

Os trabalhos de clínica médica, cirurgia, pediatria, obstetrícia e traumatologia foram suspensos no último domingo. Cerca de 20 médicos que fazem atendimentos de média complexidade estão sem receber salário desde outubro de 2014. Desde 1997, a prefeitura mantinha um convênio com o hospital para o pagamento dos honorários. Em dezembro de 2013, a parceria não foi renovada, e coube à administração do Auxiliadora arcar com os custos. Em outubro do ano passado, os salários deixaram de ser pagos.

Segundo o delegado do Sindicato Médico de Rosário do Sul, André Kowalsky Dias, a promotoria pública convocou uma reunião, na manhã de quinta-feira, quando foi apresentada a proposta da prefeitura. No TAC também estão previstos o compromisso da provedoria do hospital em arcar com os salários e mantê-los em dia e o pagamento de R$ 1 mil por dia em caso de descumprimento do acordo, tanto para a administração do Auxiliadora quanto para a prefeitura.

Ainda pela proposta, a administração municipal se comprometeu em realizar o primeiro pagamento do salário, referente a outubro de 2014, até o próximo dia 20. Por mês, é feita uma média de 250 atendimentos na instituição. Os serviços de urgência e emergência seguem normalmente. Pacientes precisam precisam procurar os serviços em hospitais da região, como São Gabriel, Alegrete e Santana do Livramento.

Fonte: Diário de Santa Maria