Jovem do Alegrete, único pilchado na formatura dentre 104 pessoas


Alegrete é conhecida como a Mais Gaúcha das Cidades do Rio Grande, o que para muitos que chegam de fora imaginam ver as pessoas pilchadas, o que na realidade não é bem assim.

Não para o jovem, João Vitor Silveira Menezes, que ostenta com orgulho a pilcha, por onde quer que esteja. E foi assim, no dia da formatura do Ensino Médio da escola estadual Demétrio Ribeiro, no último dia 28 de dezembro de 2017.

O jovem de 17 anos, mais do que nunca, estava com seu peito inflado de orgulho vestindo sua pilcha completa, único da turma 303, dos 104 formandos do Ensino Médio em 2017 e da história da Escola, conforme ele.
E o gaúcho de alma e coração ainda foi orador da turma e levantou aplausos de quem foi ao Clube Casino.

A música de entrada, nos atos da formatura, foi escolhida por fazer o relato de um aluno que vai pilchado para aula (identificando-se com ele).
E não fugiu a nossa cultura: “Bem Arreglado” do Joca Martins, este padrinho da invernada juvenil do CTG Farroupilha da qual é um dos integrantes, destaca.
Ele conta que colegas e professores perguntavam se realmente ele iria de gaúcho na formatura, pois diariamente ia pilchado à aula. É conhecido com o apelido “Sorriso”, devido a seu jeito de ser, bem humorado e alegre. A toga foi só para o quadro oficial.

– Sou de uma família tradicionalista, que valoriza a cultura gaúcha. Gosto do campo desde pequeno, pois sempre tive minha infância ligada ao meio rural.
O único formando pilchado, dentre 104 alunos, aprendeu a andar a cavalo com apenas 3 anos e desfilou no dia 20 de setembro com 4 anos. E já dedilha uma oito baixos e se esmera no aprendizado das aulas do gaiteiro e compositor, Beto Vilaverde.

E diz que todos devem ter orgulho da pilcha, dos costumes, porque a cultura gaúcha é uma das mais preservadas e ricas do Brasil – lembrando também do Hino riograndense.

João Vitor quer cursar faculdade de Medicina Veterinária e aguarda a nota do ENEM.
Ele tem cavalos na cidade, participa de rodeios nas provas de tiro de laço e ama ser gaúcho do Alegrete.

Por: Vera Soares Pedroso


Curta nossa Fan Page


Comentar com Facebook

4 comentários

  • Jadir Oliveira

    Parabéns João Vitor, pela formatura e pelo orgulho de ser Gaúcho! Tudo de bom. Abraço! Jadir Oliveira! Porto ⚓ Alegre / RS.

  • Lira kommers

    Parabéns meu jovem Deus ilumine tua escolha acadêmica daqui para frente…
    Me sinto bem representada por ser um tradicionalista nato. Também sou alegretense com muita honra.
    Minha família todos tradicionalista, também temos uma vida rural.
    Parabéns pela sua bravura.
    Tenho dito??

  • Aneides

    Parabéns, guri. Muito emocionante tua história e tua vitória. Desejo sucesso em teus projetos e campanhas.

  • Considerando a lei 8.813/89,eras o único realmente trajado, no evento. Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *