Kako Braz o alegretense do Grupo de Samba Terra Preta RS

Recheado de alegretenses o Grupo nascido em Alegrete na década de 80, surgiu a partir dos sambas de fundo de quintal realizados na rua 20 de Setembro.

caco todos

O primeiro nome dado a banda foi Quebra Nozes, com a vinda de alguns integrantes para Porto Alegre, a banda ficou dividida em duas, a quebra Nozes em Alegrete e Mistura Feita que atuava em Porto Alegre.

Em buscas de outras oportunidades, integrantes da banda acabaram seguindo caminhos diferentes e após algum tempo voltaram a se reencontrar em Porto Alegre.

Os principais colaboradores da banda Terra Preta: Getúlio Peres, João Alfredo Peres, Gilberto Peres, Kako Braz, Nenê Braz e Paulinho Echeverri.

caco nene

A partir daí começaram a participar de rodas de samba famosas na capital. Após esse reencontro e a afirmação do grupo, chegou-se a conclusão que a banda precisava de um nome mais forte, surgindo assim Grupo de Samba Terra Preta RS.

caco no grupo

Um dos ícones da Terra Preta é Carlos Henrique Braz, mais conhecido como Kako. O Portal Alegrete Tudo bateu um papo descontraído com o alegretense em sua visita no último feriado.

caco de branco

Portal: Por que Grupo de Samba Terra Preta RS?

Kako: A dificuldade de dar credibilidade a um grupo vindo do interior, mostrando samba de raiz, e fazer com que a capital reconhecesse que, pessoas vindo de uma cidade do interior, Alegrete, poderiam fazer outro tipo de música sem ser a gaúcha, fez o grupo pensar em nome mais imponente, assim surgiu nome Terra Preta.

Portal: Como tu entrou no grupo?

Kako: Eu fiz parte do grupo desde o início, pois as rodas de samba aconteciam na 20 de Setembro, no pátio da minha casa, perto da União Operária.

Portal: Quais os integrantes do Terra Preta?

Kako: O Getúlio Peres, eu, Matheus, André e Gugu. A banda conta com outros componentes, que na falta de algum músico, substituem com a mesma qualidade, ou seja, Terra Preta é uma família.

caco galera bar

Portal: O samba de raiz é o gênero preferido da banda ou sai um pagode?

Kako: A base da banda passa pela MPB, Djavan, Elis, Caetano e outros, o samba de raiz a nossa origem, o pagode é outro gênero que em alguns shows tocamos pois dependendo do público exige esse tipo de repertório, no entanto, não é o estilo do Terra Preta.

Portal: Agenda cheia na capital, onde grupo faz o samba acontecer?

Kako: Toda segunda-feira a banda se reuni para ver a agenda da semana, em média são três shows por semana. Os principais bares são: Boteco Tipo Exportação, Boteco Dona Neusa, Amadeus Louge, situados no bairro cidade baixa em Porto Alegre, Marquês Bier na cidade de Canoas e recentemente na cidade de Caxias do Sul, no bar do Luisinho. O grupo também faz eventos particulares, os quais surgem muito pelo reconhecimento do público que frequenta os bares  por onde passamos.

boteco export

 

 

Portal: E essa recente participação do quadro da RBS, no Botequim do Maurício, deu mais visibilidade para o Terra Preta? Algum trabalho no forno?

Kako: Com certeza, com essa primeira oportunidade na TV, abriu novas portas nos bares da capital e até mesmo do interior. A primeira apresentação no programa em 27/06/2015, tivemos uma audiência relevante, fazendo com que viesse o segundo convite, em 24/10/2015;o produtor do programa explicou que as dez melhores bandas, entre as duzentas, que já haviam participado, voltariam para a segunda gravação, sendo assim, o Terra Preta foi o primeiro grupo a ser convidado a retornar ao programa.

caco mauricio

 

Portal: Seguido tu visita Alegrete, quando teremos o Terra Preta por aqui?

Kako: Assim que houver a primeira oportunidade e convite estaremos em Alegrete.

Portal: Na noite porto alegrense o samba cativou o seu espaço, como tu avalia essa introdução de vários grupos fazendo um trabalho musical na capital dos gaúchos?

Kako: Na capital , todos os estilos musicais tem seu espaço, a diversidade dos bares possibilitam o reconhecimento de todos os trabalhos. Porém o samba é um ritmo popular que, como tu mesmo menciona, cativa a todos.

caco no barzinho

Portal: Em Alegrete há poucos barzinhos e locais que apostam na música ao vivo, como mudar essa realidade?

Kako: A meu ver, Alegrete, deveria mudar a cultura de horários das festas em geral, como aconteceu em Porto Alegre, hoje aqui as festas iniciam às 20Hs e acabam por volta da uma da manhã, fazendo com que outro tipo de público frequente as casas, o que não ocorre em Alegrete, onde as festas começam após a meia noite, isso seria o ponto principal, outro fator, é a desvalorização dos bares com os músicos, onde o valor couver é muito baixo. Esses dois pontos fariam com que mudasse a realidade da noite Alegretense.

boteco ele

 

Portal: Do futebol para o samba existe alguma explicação para sua trajetória?

Kako: O futebol com samba sempre teve relação, os dois mexem com o sentimento das pessoas, sempre após uma partida de futebol rola um samba, assim eu fui inserido de forma natural.

caco mauricio

 

Por: Júlio Cesar Santos