Mais de 70 hospitais do RS não recebem verbas do SUS há 2 meses

Problema é causado por atraso na renovação dos contratos com Estado.
Secretaria da Saúde diz que até o fina do mês contratos serão assinados.

Hospital de Clinicas
Mais de 70 hospitais filantrópicos do Rio Grande do Sul não recebem recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) há pelo menos dois meses. O problema ocorre em função do atraso na renovação dos contratos entre os hospitais e a Secretaria Estadual da Saúde, como mostra a reportagem do RSB Notícias.
O único hospital de Condor, no Noroeste do estado, não tem dinheiro para pagar funcionários e fornecedores. O contrato que permite o repasse de recursos do SUS venceu em junho e ainda não foi renovado. A saída encontrada pela instituição foi procurar um banco para pedir empréstimo. “R$ 30 mil neste primeiro momento. Mas agora, nesta segunda fase,  certamente temos que buscar mais recursos na rede bancária”, diz o prefeito José Francisco Candido (PP).
A verba do SUS é repassada pelo governo federal às secretarias estaduais de saúde. São os contratos entre o governo do Estado e os hospitais que estão enfrentando atrasos nas renovações.
Em todo o estado, cerca 70 hospitais ainda aguardam a assinatura do contrato para depois receber os valores que estão atrasados. O número representa cerca de 28% dos 245 hospitais que atendem pelo SUS. A Secretária Estadual de Saúde garante que até o fim deste mês todos os contratos que já estão vencidos devem ser renovados.
De acordo com a secretária Sandra Fagundes, o atraso ocorreu por conta dos ajustes que precisaram ser feitos nos documentos. “Foi por problemas operacionais. Nós estamos resolvendo e, a partir do contrato, passam a receber em dia, e o que há de atrasado nos estamos refazendo os cálculos e eles serão ressarcidos. Hoje eu posso garantir que nós temos em torno de 70% dos contratos assinados”, afirma a secretária.
Fonte: G1