Mormo já divide opiniões quanto ao desfile da Semana Farroupilha

desflie3

No final de maio, o Portal Alegrete Tudo, foi o primeiro meio de comunicação de Alegrete a noticiar o aparecimento de um caso confirmado da doença, em Rolante, aqui no Estado. Uma postagem do MTG, nas redes sociais, alertava os Coordenadores de todas as Regiões Tradicionalistas, para os riscos da enfermidade equina e de cuidados que deveriam ser observados. A reportagem que publicamos surpreendeu muitos leitores, que nunca tinham ouvido falar nesta doença. Outros entenderam a matéria como exagerada já que o caso tinha ocorrido muito distante daqui. Houve até quem classificasse a abordagem como sensacionalista. Mas, nessa mesma semana, a Secretaria da Agricultura do Estado, proibia todas as atividades que envolvessem concentração de cavalos no Rio Grande do Sul.

desfile1

Passados pouco mais de dois meses, o Mormo tomou conta dos debates nos meios tradicionalistas e em toda a cadeia de atividades ligadas a cavalos. Muitos municípios já decidiram suspender o desfile do dia 20 de setembro. Outros veem com cautela a situação. O Estado por sua vez não é taxativo na questão- faz uma série de restrições, mas também não proibiu os desfiles. Os debates sobre o tema já mostraram que se o quadro não é de perigo iminente, não dá para desconsiderar os riscos da enfermidade. E, hoje diferente de meses atras quando só Rolante tinha registrado um caso isolado da doença, outros municípios como Pelotas e  Cruz Alta, também tiveram confirmação de animais infectados. Em outras regiões casos suspeitos estão sendo ainda analisados. Uma suspeita de Alegrete deu negativa.

desfile2

Em Alegrete, Prefeitura e Coordenação dos Festejos Farroupilhas, confirmaram toda a programação, incluindo o desfile do dia 20. Logo, o assunto ganhou mais força e o debate foi ampliado. Atualmente a cidade comenta a decisão. Há dúvidas e falta de informações sobre algumas questões que ainda necessitam de esclarecimentos para que os participantes do desfile estejam conscientes dos procedimentos e de eventuais riscos. Autoridades sanitárias ligadas a Inspetoria Veterinária, confirmam que o numero de exames feitos no Município está ao redor de 1500. O desfile em Alegrete costuma levar à Praça Getulio Vargas, entre 6 e 8 cavalarianos. Mesmo descontando um grande contingente que desfila mais de uma vez, teríamos um considerável percentual de animais que tem pouco mais de um mês para realizar o exame que demora cerca 15 dias para ser feito, tem validade de 60 dias e custa entre 80 e 100 reais.

desfile4

Uma enquete realizada pelo Jornal Gazeta de Alegrete, quanto ao que pensa à população sobre a realização do desfile Farroupilha deste ano, mostra uma divisão nas opiniões. De certa forma não deixa de surpreender o resultado, considerando o apego do povo ao culto às tradições. Mas, como muitos disseram -“desfile tem sempre, é não é por não desfilar um ano, que vou deixar de ser gaúcho”.

desfile5