O que dizem os vereadores campeões de diárias em 2017


Atualmente a população tem facilidades e acesso a informações pela internet e outros canais, no chamado mundo multimídia. Com isso estão de olho nos gastos públicos em todas as esferas de governo. E aqui, em nossa aldeia o fato não passou despercebido pelo Movimento Liberal Alegrete Livre que pesquisou, no Portal da Transparência, e publicou em sua página no facebook, as diárias de todos os vereadores da cidade em 2017.

No total foram gastos de diária, no ano que passou, 101.680 mil reais com as  audiências e encaminhamentos de demandas, em Porto Alegre, principal destino dos vereadores. E dos 15 vereadores, quatro utilizaram 52% das diárias do Legislativo.

Pela ordem do que foi publicado na página Movimento Livre

Celeni Viana- 19.480 reais

Rudi Pinto- 12.120 reais

Firmínia Soares- 11.720 reais

Vanda Dorneles- 10.840 reais

Moisés Fontoura- 9.920 reais

Mirian Suhre – 8.080, reais

Antônio Monteiro- 6.800 reais

Cléo Trindade – 6.400 reais

Luciano Belmonte- 4.880 reais

Paulo Berquó- 4.400

Anilton Oliveira 2.560 reais

Maria do Horto- 2.000 reais

Glênio Bolsson – 1.920 reais

Leoni Caldeira- 560 reais

A vereadora Nívea Souza não aparece na lista e presume-se que não tenha utilizado diárias no ano de 2017.

A diferença dos quatro primeiros que mais se utilizaram desses recursos aos que menos pegaram diárias, em 2017, é de 47.120 reais.

Convém ressaltar que o acesso ao Portal da Transparência requer tempo e paciência, já que é preciso atalhos para fazer esta busca, que está acessível à comunidade que usa internet.

Ampliando o debate, a reportagem ouviu os quatro vereadores que aparecem como os que mais utilizaram diárias.

O vereador Celeni Viana disse que em apenas quatro demandas se justifica suas idas à capital do Estado. – Consegui recurso de 100 mil para uma ambulância, a liberação de uma área no valor de 400 mil do Estado para construção de Unidade de saúde a quatro comunidades de bairros; o curso de formação de eletricista em parceria com a SIRTEC em que 30 alegretenses estão empregados e garanti junto às esferas do Governo Estadual que o Município não perdesse o valor, de mais de 16 milhões destinados à construção do novo Presidio Estadual.

 

Já o vereador Rudi Pinto, o segundo da lista, enfatiza que “estamos longe das decisões e não podemos esperar que as soluções venham bater à nossa porta”. Para justificar suas diárias enumera as seguintes audiências: na Casa Civil e com o Vice-governador que resultaram em audiências, aqui em Alegrete, sobre segurança pública e a solicitação para que a Brigada Militar passe de Esquadrão para Batalhão e consiga gestionar mais efetivo. Também solicitou em uma de suas idas, o terreno da antiga CORLAC para construção de Cooperativa de catadores; também fez link com o SEBRAE e Ministério do Trabalho e realizou audiência do Programa Jovem Aprendiz para fazer com que as empresas locais contratem esta mão de obra, com 200 vagas garantidas em Lei. Conseguiu também uma emenda parlamentar via gabinete da deputada Regina Fortunatti (estadual E João Derli (federal de 150 mil para a área da Saúde que depois destinou à ONG OPAA para construção do novo Canil.

 

A vereadora Firmínia Soares, começa dizendo que tem tudo comprovado e documentado e inclusive devolveu recursos à Câmara em viagens que foi de ônibus e voltou de carro. Entre as demandas em Porto Alegre, a vereadora cita algumas: direto com o Ministro da Previdência, o pedido de um médico perito para Alegrete; junto com o Vereador Rudi a solicitação do terreno, do Estado, para a construção da Cooperativa de Catadores, diante da necessidade aos mais de 50 trabalhadores do ramo; a solicitação, junto com outros colegas, da construção da Vila Olímpica aos atletas do EFIPAN, gestionou  a construção do prédio próprio da Vara do Trabalho em Alegrete e a conquista da Sala Lilás, na DP, para atendimento especial às mulheres vítimas de violência doméstica em Alegrete.

Já a Vereadora Vanda Dorneles, cita a conquista de duas ambulâncias, cada uma no valor de 80 mil reais; a conquista de 100 mil reais à UTI adulta da Santa Casa; um consultório dentário completo; 200 mil à Secretária da Saúde para custeio e adianta a solicitação, do ano passado, que vai ser liberada em 2018,  de 250 mil para calçamento de ruas da Vila Nova.

 

 

 

 


Curta nossa Fan Page


Comentar com Facebook

7 comentários

  • Maria

    Vamos esperar então o “tal” calçamento de ruas da Vila Nova! Porque de tanto abrirem buracos, a rua Vereador Carbonel fica intransitável em dia de chuva!

  • Luciele

    Vao asfaltar a daltro filho q esta uma vergonha…

  • Paulo

    Continua a Mesma Coisa

  • Marcos

    Essas demandas é DEVER DO ESTADO e não justifica gasto desnecessário aos cofres do município com ruas esburacadas. Isso chega. Isso basta. O povo ja não aguenta mais a FARRA de dinheiro nas mãos de políticos. Vamos as ruas demonstrar nosso descontentamento

  • Eu nunca tirei muita diária. Quando fui presidente a verba total de diárias dos vereadores era de 35 mil reais e éramos 21 vereadores. Não suplementamos está verba e devolvi dinheiro ao Dr. Jardim no final do ano. Mas eu penso qu tem gente que de tirar 1 mil durante o ano é caro e tem vereadores que se tirarem 10 mil e perfeitamente aceitável pelas demandas que busca para a cidade. Se o vereador não correr atra z pouca coisa se consegue e o povo fica falando que só pedem troca de lâmpadas, Nomes de Ruas e Títulos de Cidadão. Eu recebi muitos destes vereadores no gabinete do Vice governador, sempre buscando algo mais para a cidade. Eu apenas discordo quando vão muitos leque a Sessão Ordinária precisa de presenças da metade mais um para funcionar.

  • Em 18/12/17, conforme publicação do PAT, a Câmara de Vereadores – Presidente Celeni, fez a devolução de 1,7 milhões à prefeitura, “dinheiro economizado naquela casa”. Por que agora, os vereadores também não fazem doação do excedente dessas diárias para uma instituição local, tipo à Santa Casa que às vezes enfrenta problemas financeiros, assim os eleitores e alegretense não ficariam “injuriados” com seus representantes(vereadores).

  • eleidi

    Com excessao de 2014 o mesmo vereador está sempre no topo da lista das diárias …acessam o portal transparência da câmara! !!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *