Ocupação na reitoria da UFSM deve seguir até sexta-feira

Expectativa é que, em reunião do Conselho Universitário, pedido de revogação da resolução de moradia seja acatado

ufsm
Os estudantes que ocupam o quinto andar do prédio da reitoria não devem sair de lá tão cedo. A intenção é seguir ocupando o gabinete do reitor, Paulo Burmann, até a sexta-feira, dia em que haverá reunião do Conselho Universitário (Consu). O Consu, que é composto por professores, pró-reitores e representantes dos estudantes, tem como função gerir o funcionamento interno da instituição.
A expectativa dos estudantes é que, na reunião de sexta-feira o pedido de revogação da resolução da moradia. Até lá, a reitoria se propõe em rediscutir o tema, mas os manifestantes querem a revogação imediata.
Enquanto a sala do reitor está ocupada pelos estudantes, Burmann cumpre expediente em outra sala do prédio da reitoria, no campus da UFSM em Camobi.
Resolução sobre moradia
No dia 26 de setembro foi aprovada no Conselho Universitário – CONSU, com maioria absoluta de votos a nova resolução que regulamenta a moradia da UFSM e substitui a 004/2008.
O DCE pegou vistas do processo para apresentar uma nova proposta, por isso foram chamadas reuniões e Assembleia Geral na Casa do Estudante Universitário 2.
Da proposta apresentada pelos estudantes, destacam-se três mudanças: a não existência de edital para entrar nas moradias; autonomia das Diretorias no controle de vagas garantindo um processo transparente; a opção dos adolescentes de 16 e 17 anos de morarem na União e na CEU 2.
Na reunião do dia 26, foram aprovadas a existência de um edital e o controle de vagas ficar praticamente a cargo da pró-reitoria de Assistência Estudantil o que, no entendimento do DCE, foi considerado “um retrocesso histórico, pois há mais de 30 anos a autonomia na gestão das vagas esteve sob responsabilidade das Diretorias das CEUs, garantindo um processo participativo e transparente”, conforme texto publicado na página do diretório no Facebook.
Fonte: Diário de Santa Maria