Pastelaria de Alegrete com primeiro cardápio em braile da Região

O local sai na frente ampliando a inclusão e a acessibilidade. O próximo passo é o curso de libras aos atendentes.

cardápio em braile (3)
O cardápio de nove folhas, todo em braile, foi confeccionado pelo deficiente visual Alexandre Rosa. A iniciativa surgiu depois de uma conversa entre a professora de educação física e especialista em Libras, Josie dos Santos Pillar e o dono da pastelaria Arnaldo da Costa Paz Filho.
A pastelaria Primeira Opção já dispõe de rampa e banheiro para cadeirantes que são clientes assíduos do local. Agora, com o cardápio em braile, a pastelaria amplia a inclusão.
Arnaldo explica que apesar de ser a primeira da região a ter este cardápio,enfatiza que é lei e espera que a partir de agora outras empresas se sensibilizem e façam o que determina a lei desde 2006.
cardápio em braile (6)
Ele chegou a pesquisar o preço do cardápio com uma empresa do Paraná e, como o custo era muito alto, R$ 700,00 Josie sugeriu ao Alexandre e ele topou e fez o cardápio.
A entrega do cardápio em braile foi emocionante, num momento único que mostra que todos, em Alegrete, precisam ter acesso a inclusão para frequentar empresas, lojas, restaurantes etc. São clientes e merecem toda a atenção,ressalta Arnaldo.
O cantor Gui Mendes, com deficiência visual há um ano, também é referência na pastelaria com sua voz e o seu talento.
cardápio em braile (1)
 
cardapio em braile cardápio em braile (8) CARDÁPIO BRAILE cardápio em braile (6) cardápio em braile (9)
Fotos: Vera Pedroso