Polícia Civil realiza campanha sobre delegacia da mulher em bairros de Bagé

HD_20141213085544delegacia_movel

Policiais civis da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) de Bagé (DEAM) realizaram, entre os dias 01 e 06 de dezembro, a campanha “A Delegacia da Mulher nos Bairros”. Na atividade foi utilizado o ônibus onde funciona a Delegacia Móvel da Polícia Civil, passando por sete bairros diferentes com o objetivo de esclarecer a população a respeito da lei Maria da Penha e também sobre o trabalho realizado pela DEAM no atendimento às vítimas de violência.

Nos bairros, a Delegacia Móvel foi colocada próxima a escolas e postos de saúde, locais de grande circulação, o que facilitou para que um maior número de pessoas tomasse conhecimento do trabalho realizado. A Delegacia móvel conta com estrutura completa, tanto para registro de ocorrências, quanto para cartório. Neste período, alguns atendimentos foram feitos pelos policiais. A campanha foi encerrada no dia 06 de dezembro, Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, com a ação do Laço Branco, sendo distribuídas fitas brancas, símbolo da ação, para homens e mulheres que estiveram no local. A Campanha do Laço Branco tem como objetivo sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher.

Segundo a delegada titular da DEAM, Carem Adriana Silva do Nascimento, a avaliação do trabalho foi muito positiva. “Escolhemos locais próximos a postos de saúde e escolas. Com isso um grande fluxo de pessoas passou pelo local, a movimentação foi bem grande”, relatou a delegada. Ela declara também que algumas turmas de alunos visitaram a unidade e muitas das pessoas que passaram pelo local não tinham conhecimento sobre a legislação, a Delegacia da Mulher ou Coordenadoria. “Muitos não haviam sofrido nenhuma agressão, mas conheciam algum caso e informaram-se para ajudar”.

Conforme a delegada, o sucesso da campanha é atribuído pela ajuda na divulgação que os órgãos locais de imprensa fizeram, além da integração entre o Município, a Polícia Civil e os demais órgãos que fazem parte da rede de proteção. Também participaram da campanha a Coordenadoria da Mulher e a Patrulha Comunitária da Brigada Militar.