Presídio federal será erguido em área de 25 hectares e perto de aeroporto




Secretário de segurança disse que vai consultar municípios interessados.
Ainda não está definido custos da obra, prazo e capacidade de presídio.

sartori11

O governador José Ivo Sartori comemorou o anúncio do presidente Michel Temer da construção de um presídio federal no Rio Grande do Sul , feito na manhã desta segunda-feira (9). “Somos parceiros na melhoria da segurança pública do Estado e do país”, disse Sartori em sua conta no Twitter.

Já o secretário de Segurança Pública, Cezar Schirmer, classificou o anúncio como “uma grande notícia”. “É uma necessidade do sistema de segurança pública do Rio Grande do Sul. Estamos muito felizes com a decisão do presidente e agora vamos ultimar os preparativos.”

Entre as exigências, está a disponibilidade de um área de 25 hectares, já plana, e de fácil acesso a um aeroporto. O secretário salientou ainda que serão analisados as cidades que demonstrarem interesse em receber a casa prisional. “Vamos ver os municípios que queiram sediar esse estabelecimento.”

Schirmer disse desconhecer a capacidade do presídio federal. “O número de presos não é relevante. O relevante são as condições da prisão, de segurança máxima. Não é para qualquer preso”. Segundo Cezar Schimer, também ainda não existe prazo para construção e o custo da obra.

Governo federal quer construir 5 presídios pelo país
Na semana passada, Temer já tinha adiantado a construção de cinco presídios federais durante o lançamento do Plano Nacional de Segurança. Antes da divulgação, Temer conversou com o governador gaúcho, José Ivo Sartori, a quem disse que caberá a definição do local onde será erguido a penitenciária federal.

“No caso dos presídios federais, eu tomei a liberdade primeiro de consultar o governador Sartori. Além do que ele vai construir aqui com a verba que vem de natureza federal, nós queremos construir aqui no Rio Grande do Sul um presídio federal de segurança máxima. Quero anunciar pela primeira vez, Sartori com a sua licença, quero anunciar esse fato. Sei que não é nada agradável anunciar presídios, mas a realidade social atual exige medidas dessa natureza”, anunciou o presidente em um evento na cidade de Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

 

Fonte: G1





Curta nossa Fan Page





Comentar com Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *