Professor da UFSM morre em acidente na BR-282 em Santa Catarina

Professor da UFSM, Elias José Mengarda, 61 anos, ministrava aulas no campus de Frederico Westphalen desde 2006

 professor

Um acidente de trânsito na BR-282, no município de Saudades, em Santa Catarina, tirou a vida do professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Elias José Mengarda, 61 anos, na manhã deste domingo.

O velório acontece na casa do sogro do professor, na Rua José Botega, nº 434, em Tubarão (SC). O sepultamento será às 17h desta segunda-feira, no Cemitério de Lageado, na cidade vizinha Treze de Maio.

Natural de Rio dos Cedros, interior catarinense, antes de ser professor, Mengarda estudou em colégio de padres. Segundo amigos, ele ainda se mantinha muito espiritualizado. Era casado com Lucinéia Aparecida Guarezi Mengarda, com quem teve dois filhos, Bruno e Lia.

Formado em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), era doutor em Linguística, e ministrou aulas em vários cursos da UFSM, nos campi de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões.

Em setembro de 2010, lançou o livro de contos Por essas Terras. A obra é baseada em histórias reais, de aventuras, dramas e paixões, que abordam assuntos como a proibição da língua italiana no sul do Brasil, nas décadas de 30, 40 e 50, durante o governo de Getúlio Vargas.

Mengarda foi patrono da 6ª turma de Jornalismo da UFSM/FW, na formatura realizada no último sábado, 31 de janeiro, no Clube Harmonia, em Frederico Westphalen. Ele e a esposa retornavam para Florianópolis no momento do acidente. O professor já estava de férias e se afastaria da instituição para ingressar no pós-doutorado.

Por colegas de trabalho e alunos, o professor é lembrado pela serenidade e por ser um bom conselheiro. A professora universitária Fernanda Kieling Pedrazzi, 39 anos, lembra que, juntos, formaram o primeiro grupo de professores  da da UFSM em Frederico Westphalen, em 2006:

_ Era um ser humano fantástico e generoso. Tinha sempre uma palavra certa para dar. Pelos alunos, era constantemente homenageado. Apesar de exigente, era muito querido por todos.

Amigo e ex-aluno, o jornalista Marcos Antônio Corbari, 35, também lembra de Mengarda com carinho:

_ Fui o primeiro bolsista dele. Era um homem humilde e um dos mais graduados da instituição. Era daqueles professores à moda antiga, que o orgulho era de ser professor, dispensando o título de doutor. Sempre acessível e tranquilo, era também um ótimo contador de histórias.

O acidente

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Maravilha (SC), o acidente aconteceu por volta das 7h30min do domingo. O Gol, com placas de Florianópolis, conduzido por Mengarda, colidiu frontalmente com uma Strada, placas de Maravilha, na altura do km 594, na BR-282, no município de Saudades (SC).

O professor teria ficado preso às ferragens. A mulher de Mengarda, que estava na carona do Gol, Lucinéia Aparecida Guarezi Mengarda, 48 anos, foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)e encaminhada ao Hospital São José, em Maravilha, onde permanece em estado regular.

O motorista da Strada, Fabiano Lusa, 23 anos, também morreu no local do acidente.

Fonte: Diário de Santa Maria