Projeto Bombeiros Mirins forma mais uma turma em Alegrete




O Projeto Bombeiro Mirim faz parte do programa de educação preventiva desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Alegrete.
O objetivo é  oportunizar a criação de espaços privilegiados para crianças, na construção da cidadania, mobilizando esforços junto aos órgãos municipais, estaduais e de iniciativa privada.

Os encontros são realizados duas vezes na semana, em turnos inversos ao escolar. O programa de disciplinas do curso inclui: instruções a respeito de nós, amarras, prevenção de acidentes domésticos, noções de primeiros socorros, proteção e preservação do meio ambiente, prevenção ao uso de drogas, higiene, civismo, cidadania, entre outros conteúdos para instrumentar os participantes a praticarem e difundirem conhecimentos para prevenir incêndios e proteger pessoas.

O Capitão Gerson Rodrigues – Chefe do Estado Maior do 10º BBM, enfatiza a importância do projeto na vida das crianças dessa faixa etária, pois elas assimilam muito fácil e levam esse aprendizado para o resto da vida.
Também agradeceu o apoio essencial dado pela Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores e, destacou que o projeto na região dura sete meses, quando em outras localidades o projeto tem a duração de semanas. “Com o apoio dado tem sido possível manter por esse tempo prolongado, sete meses” – argumentou.

O capitão também mencionou o evento do Encontro de Bombeiros Mirins do 10º Batalhão de Bombeiro Militar que aconteceu no dia (29/09), nas dependências do 3º Regimento de Cavalaria Mecanizada, em Bagé.

Foi mais uma edição do Encontro de Bombeiros Mirins, integrando as turmas de oito cidades, totalizado cerca de 400 crianças, do qual Alegrete foi campeã. Ele citou que o evento é um dos maiores realizados pelos Bombeiros da Região e, é de extrema importância para o desenvolvimento e integração das crianças do projeto.

As três únicas meninas que fazem parte dos 25 formandos são: Natasha Boaventura – 12 anos, Ana Letícia Leite – 12 anos e Angel Luizi Rosa – 10 anos.

Elas disseram que se sentem extremamente felizes por fazerem parte do projeto, e que os ensinamentos e aprendizados serão levados para o resto das suas vidas.

João Victor de Deus – 9 anos, sendo orador da turma de formandos conta que observava os amigos que participavam do projeto, e sempre teve vontade de participar. Quando atingiu a idade fez a inscrição e desde então, conquistou amizades, além do aprendizado. Ele enfatizou os primeiros socorros,que são fundamentais para o dia-a-dia, como a disciplina  que mais gostou.

“Como orador da turma, João Victor fala que todo o aprendizado recebido nesses sete meses será de grande valia para toda turma daqui para frente.
Também agradeceu em especial ao soldado Nascimento e aos demais colaboradores, profissionais que, com seus conhecimentos, liderança e muito senso de responsabilidade souberam transmitir os conhecimentos na área de bombeiro com excelência.”

A solenidade da formatura da 13ª edição do Projeto Bombeiros Mirins, foi na noite do dia 6 no Plenário da Câmara de Vereadores de Alegrete.
A mesa formada pela Prefeita Cleni Paz, Presidente da Câmara Vereador Celeni Viana, Cap. Gerson Rodrigues – Chefe do Estado Maior do 10º BBM representando o Capitão do 10º BBM, Comandante do 2º Pelotão de Bombeiros Militar de Alegrete 1º Sgto Dimorvan de Moraes e Sec. de Promoção e Desenvolvimento Social Iara Caferati.





Curta nossa Fan Page





Comentar com Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *