Reclamações de golpes lotam PROCON em Alegrete

Os mais variados golpes chegam ao órgão que alerta para que alegretenses não caiam em conversas de telefone.
PROCON E IDENTIDADE (8)
A equipe do PROCON de Alegrete atende, diariamente, vários consumidores com  reclamações de que foram enganados em vários tipos de golpes.
Luiz Antônio Rogoski, diretor do PROCON de Alegrete, mostra que entre as falcatruas em que consumidores são vítimas está o golpe do Cartório. Ligações de qualquer lugar do Brasil (inclusive de presídios) chegam às pessoas dizendo que estão com as faturas protestadas em cartório e, que se não fizeram o pagamento até tal dia terão bens penhorados. A ousadia é tanta, salienta Rogoski, que até via correio chegou aviso à casa de algumas pessoas aqui em Alegrete. E pior é que alguns com medo pagaram o que os estelionários cobraram.
Outro golpe bem conhecido e praticado em Alegrete é o dos produtos veterinários. – Eles descobrem quem cria gado e ligam para a casa das pessoas dizendo que vão mandar algum produto de cortesia. Depois vem a fatura cobrando, sem a pessoa ter comprado ou assinado nada”.
PROCON E IDENTIDADE (2)
Mas os dos planos telefonia ainda são os campeões de reclamações. Enquanto a reportagem estava fazendo o trabalho, a senhora Lenir Shmidt Richardt ,de 67 anos, chegou ao PROCON apavorada com uma conta de celular de mais de 200 reais. Explica ela que quando fez o plano era de R$27,00; depois subiu para R$31,00. – E agora vem este absurdo. Eu não ligo para quase ninguém e não tenho como pagar esta conta, isto é roubo”.
PROCON E IDENTIDADE (3)
PROCON E IDENTIDADE (10)
Fotos: Vera Pedroso