Reunião na Santa Casa confirma: a saúde dos alegretenses está por um fio



Uma boa representação da comunidade reunida ontem à noite, no auditório da Santa Casa, confirmou o que já era do conhecimento de todos- o nosso único hospital vive a pior crise em décadas. Com mais de  8 milhões de dívidas em bancos e no limite para novos empréstimos, a saída foi desativar gradativamente os serviços contratados pelo Estado. O repasse da semana passada foi uma pequena parcela dos débitos de todos os programas mantidos pelo estado e não pagos desde janeiro.

20160518_195900

 

O relato dos administradores revela um quadro dramático de um setor considerado de vital importância para Alegrete e região- a UTI NEO que já está fechada para outros Municípios por falta de condições de manutenção. Faltam medicamentos e outros materiais. O déficit mensal é de mais de 150 mil reais, Em alguns meses chega a 200 mil. Com uma diária de 472 reais, quando deveria ser de 1200, essa matemática gradativamente enterra as esperanças dos 10 médicos que se revesam para atender os 10 leitos da única UTI NEO da Fronteira Oeste.

As reiteradas declarações do Secretário de Saúde do Estado, João Gabardo dos Reis e do Governador Sartori que afirmaram que se não é possível manter os serviços que redimensionem ou fechem, foram mais uma vez vistas como uma afronta à cidade, região e outros municípios que se utilizam dos serviços da unidade especializada no atendimento de crianças prematuras e portadoras de enfermidade que exigem atendimento altamente especializado.

dra

Muitas sugestões foram apresentadas pelos presentes para a tentativa de encontrar uma solução. Medidas judiciais não estão descartadas. Buscar junto à comunidade valores para cobrir o défict mensal é impossível, são valores muito elevados e a população e os empresários também estão exauridos devido ao atual contexto econômico.

Ao final ficou a sugestão de que uma mobilização política apartidária lote um ônibus e mais uma vez bata à porta do Piratini para uma derradeira tentativa de salvar a UTI NEO. Hoje já haverá uma reunião de planejamento para agendar uma outra visita ao Governador e Secretário da Saúde.

Enquanto isso no hospital, os procedimentos eletivos, exames e cirurgias continuam suspensos por falta de pagamento dos serviços contratados e não pagos pelo Estado desde janeiro deste ano











Curta nossa Fan Page
























Comentar com Facebook

8 comentários

  • Matheus

    Que ridiculo esse governo!! eu que ja trabalhei em hospital sei que menos de 500 reais tu gasta em 1 dia de hospital
    só em medicações antibioticos 3x ao dia medicações que chegam a custar 1000 reais a dose alguns casos mais complexos
    de bebes em ventilação mecânica ,médios 24h téc 24h recebendo bebes de tudo que é cidade 400 reais não paga nem a janta do governador!!!!

  • Alessandro

    Manda esse secretario fechar as portas da casa dele…vem ele ser atentido pelo sus…

  • Sandra

    “10 médicos que se revesam para atender os 10 leitos”. Está certo esse número? Se faz necessário tantos médicos assim?

  • vanessa da Rosa

    So quem teve um filho dentro de uma uti sabe o valor dessa unidade em 2014 minha filha de 33 semanas esteve internada la e se nao fosse essa equipe de medicos e enfermeiros hoje ela nao estaria aqui comigo e digo para quem acha que dez medicos é muito pare e pense e peça a Deus que nunca precise pois ha em situaçoes que existem tvaria crianças tendo crises de paradas respiratorias onde esses dez medicos nao sao o suficiente para tentar reanimar um coraçao de um pequenino e tambem vc que nao ve o sacrificio de um medico e e o esforço por favor nao coloque um ponto de interrogaçao nessa questao pois tem gente q nunca vai entender sem passar por um aperto entao vamos torcer para que de certo essas ideias sujeridas para termos sim uma uti neo aberta perto dos outros municipios pois nao existe criança que consiga aguentar algumas horas de viagem dentro de uma ambulancia ate a Uti mais proxima. Reforço minha filha resistiu por estar em boas maos e por ter sido levada ate a neo por uma boa profissional e por nao ser tao longe pois se fossem algumas horas a mais nao resistia

    • Sandra

      Vanessa da Rosa, infelizmente eu penso na gestão, e deixando de lado a emoção. Posso por interrogação onde eu bem quiser. Não adianta salvar a tua filha e deixar dezenas de filhos de outros sem atendimento. É preciso sim verificar o que está errado para que a uti possa salvar os filhos de todos.

  • Elio

    Quem mandou votar no Sartori ?
    Sugestão : a Câmara de Vereadores gastou em 2015 R$ 8.000.000 , corte os gastos da Câmara em 50 % e teremos ai R$ 4.000.000; afinal não é para isso que servem os nossos Representantes ?
    Não adiante enviar um monte de gente a POA, gastando diárias e outras coisas , para nada.

  • Ivan De David

    E kd o MP lideranças políticas? O q fazem?…..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *