Santa Casa de Alegrete na pauta da Assembleia Legislativa

O vereador Zé Paulo (PT) reuniu-se com o presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, deputado Valdeci Oliveira (PT), para expor a situação enfrentada pela Santa Casa de Alegrete. Conforme o vereador, o hospital é um dos atingidos pelo corte de repasses no setor praticado pelo governo do Estado. No protesto realizado na última quarta (6), quando ocorreram manifestações em várias regiões do Estado, mais de 500 atendimentos deixaram de ser prestados à população, alertou Zé Paulo.

“Na Santa Casa, 60% dos leitos são para usuários do SUS. Isso amplia a nossa preocupação, pois não se enxerga avanços nas tratativas com o Estado. Esse serviço não pode ser reduzido ou paralisado”, expôs o vereador.

santas casas

 

Valdeci relatou ao vereador que, nesta quinta (5), deputados das bancadas do PT e PTB que integram a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa protocolaram um requerimento de convocação do secretário estadual da Saúde, João Gabbardo. O grupo de cinco deputados quer mais explicações do titular da pasta sobre o corte nos recursos dos hospitais filantrópicos e santas casas, que já gera suspensão de atendimentos.

SAnta casa 2

Além disso, cobram a retomada do diálogo entre o Executivo e os prestados de serviços responsáveis por mais de 70% das internações pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado.  “No momento, o diálogo está rompido. O que se assiste é uma guerra de números que não colabora para avançarmos. O Executivo tem de mudar a postura, baixar a guarda e reestabelecer uma mesa de negociação com o setor, que protesta com razão. Serviços essenciais estão parando. A situação da Santa Casa de Alegrete é preocupante e nós vamos cobrar isso do governo Sartori”, afirmou.

Na próxima quarta (13), o vereador Zé Paulo participará da reunião ordinária da Comissão de Saúde, que apreciará o requerimento de convocação do secretário, e, na sequência, da audiência pública sobre saúde do trabalhador, que será realizada na Assembleia por proposição de Valdeci.

Texto e fotos: Jornalista Tiago Machado