TCE pode exigir devolução de recursos públicos utilizados por Basegio

Auditores trabalham em inspeção especial sobre suspeitas envolvendo deputado desde 28 de abril

zero hora

Auditores do Tribunal de Contas do Estado (TCE) trabalham desde abril em uma inspeção especial sobre as suspeitas de irregularidades envolvendo o gabinete do deputado Diógenes Basegio (PDT), levadas ao ar pelo Fantástico, no domingo.

Conforme o diretor-geral do TCE, Valtuir Pereira, a inspeção foi instalada a partir de uma denúncia feita pelo ex-chefe de gabinete de Basegio, Neuromar Gatto.

“Se manipulei dinheiro, era dinheiro meu”, diz Basegio

Ministério Público pede quebra de sigilo bancário de Basegio

— A inspeção ainda não terminou, mas já foram identificados problemas nos odômetros (aparelhos que medem a quilometragem de veículos) e na comprovação de diárias. Um caso que chamou a atenção foi o de um veículo do deputado tinha uma determinada quilometragem e, 15 dias depois, passou a ter 15 mil quilômetros a mais — diz Pereira.

A partir de agora, o diretor-geral diz que a inspeção será ampliada, com base nos fatos veiculados na reportagem do Fantástico. A intenção, segundo ele, é “ampliar o escopo”, avaliando o sistema de controle e as prestações de contas da Assembleia para verificar a possibilidade de haver outros casos suspeitos.

Embora não exista um prazo definido para a conclusão do trabalho, Pereira adianta que os auditores poderão impugnar as despesas de Basegio e exigir a devolução de recursos públicos utilizados no gabinete do deputado. A decisão final depende da avaliação do Pleno do TCE.

Fonte: Zero Hora