Temporal causa alagamentos e obriga moradores a deixarem suas casas em Uruguaiana

Em apenas duas horas, município registrou 79 milímetros de chuva

O temporal que atingiu Uruguaiana, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, entre a noite desta sexta-feira e madrugada de sábado, causou alagamentos e transtornos para os moradores. 
Segundo o Climatempo, o município foi o mais atingido até o momento. Em apenas uma hora, foram registrados 57 milímetros. E, até a 1h, em um período de duas horas, o acumulado chega a 79 milímetros. Embora não há registro da média mensal em Uruguaiana, a título de comparação, o total seria 75% de todo o mês de dezembro em Bagé, onde a média é de 105 milímetros.
Madrugada deverá ser de temporais no oeste e sudoeste do RS
O coordenador municipal da Defesa Civil, Paulo Wolter relata que “choveu muito em um curto período de tempo”. A área mais baixa da cidade foi a mais afetada pelo temporal, principalmente os bairros Cidade Nova e Vila Júlia.
De acordo com Walter, a água da chuva alagou e danificou dezenas de casas, obrigando moradores a abandonar as residências. Ainda não foi divulgado o número de pessoas que estão fora de casa.
Além dos alagamentos, moradores relataram chuva de granizo. Postes de energia elétrica e árvores caíram por conta das rajadas de vento. Estação do Inmet em Uruguaiana registrou ventos de 81,3 km/h. Há pontos da cidade sem luz.
Fonte: Diário de Santa Maria