Temporal e chuva forte devem seguir atingindo o RS até domingo, diz Inmet

Regiões da Campanha e Sul serão as mais afetadas pela água.
Apesar da precipitação, temperatura pode chegar a 34°C.

temporal
Os temporais que atingem o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (16) devem continuar até o domingo (19). As Regiões da Campanha e Sul devem ser as mais atingidas, já que a chuva chega por esses locais. Ainda para esta tarde deve cair mais água e granizo no estado. Os temporais dominam áreas próximas da Lagoa Mirim e também no em torno da Lagoa dos Patos.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo fica instável na sexta-feira (17) com pancadas de chuva dominando a maior parte do estado. A máxima será de 32°C no Norte e 28°C na capital.
No sábado (18) a chuva a cair, com máxima de 34°C no Norte e 28°C na capital. No domingo (19) a chuva expande e atinge com maior intensidade o Norte e Noroeste gaúcho. Máxima de 32°C no Norte do estado e 24°C na capital.
O município de Eldorado do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre, foi o mais prejudicado pela chuva de granizo na madrugada desta quinta-feira (16). Durante a manhã, os moradores foram para cima dos telhados consertar os estragos durante a manhã. Conforme a Defesa Civil, até as 11h eram contabilizadas 500 residências danificadas.
Centro é mais prejudicado na capital
Na capital gaúcha, o centro foi um dos pontos mais afetados pelo temporal. Por cerca de cinco minutos, houve queda de granizo. As ruas ficaram coberturas de pedras de gelo. O ponto mais alagado, segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), ocorreu na Rua Voluntários da Pátria, nas proximidades da Ponte do Guaíba.
Com falta de energia elétrica, alguns semáforos foram desligados. Ao menos quatro áreas tiveram problemas: Ipiranga x Praia de Belas; Antônio de Carvalho x Ipiranga; Plínio Brasil Milano x 24 de Outubro; Oscar Schneider x Carlos Barbosa.
Na Rua Alberto Silva, Bairro Cristo Redentor, na Zona Norte da cidade, a queda de uma árvore bloqueou a via e agentes da EPTC precisaram fazer o desvio do trânsito. Outras árvores foram derrubadas no Parque Marinha e outras três na Zona Sul. A EPTC mobilizou 400 agentes de trânsito para atender as ocorrências e orientar os motoristas.
Segundo a Defesa Civil, grandes danos foram registrados nas Ilhas das Flores e Pintada. Ao menos 160 famílias foram atingidas e 3,2 mil metros de lona precisaram ser distribuídos. Até o momento, não houve feridos ou desabrigados.
 
Fonte: G1