Ultramaratonista chileno cruza por Alegrete no Desafio Superando Fronteiras




O objetivo é chamar atenção contra a obesidade infantil. A forma em que o ultramaratonista Matías Anguita Carrion criou para despertar interesse sobre o assunto foi correndo, do Rio de Janeiro até Santiago do Chile.

Nesta terça-feira (12), Anguita cruzou na 3ª Capital Farroupilha. Após pernoitar em um posto à margem da BR-290, ele saiu para cumprir mais uma jornada de 60 km. Segundo o atleta, pretende pousar em outro posto para chegar em Uruguaiana na quarta-feira (13).

A reportagem do Portal Alegrete Tudo acompanhou a passagem do ultramaratonista pelo município. “Cuidem das crianças brasileiras”, alertou o desafiante.

Concentrado, Matías desceu a BR num ritmo impressionante para quem já percorreu mais de 1.838km, no desafio que está no seu 38º dia.

O ultramaratonista chileno Matías Anguita, deu início ao seu mais novo desafio Superando Fronteiras no domingo, 6 de agosto, às 8 h, na Ciclovia da Praia do Leme, em Copacabana, no Rio de Janeiro.

O atleta vai correr do Rio de Janeiro até Santiago, no Chile, e passará por 11 cidades no total. No Brasil, o ultramaratonista saiu do Rio de Janeiro e passou por São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre e agora chega a Fronteira por Uruguaiana.

Ao cruzar a Argentina percorrerá toda a costa Norte passando por cidades como Córdoba, Santa Fé, San Luís e Mendoza. No Chile, vai passar por Los Andes até chegar a Santiago. Tudo isso em 60 dias sendo uma média de 60 km por dia.

“A ideia deste desafio veio em minha observação pelo número crescente de crianças,obesas ou com sobrepeso pela má alimentação, em toda a América do Sul. Pensei que esta seria uma boa maneira de impressioná-los e motivá-los a mudar seus estilos de vida.”, comenta Matías Anguita.

“Estou fazendo este desafio porque hoje eu me alimento apenas com frutas, legumes e cereais. Portanto, é uma boa maneira de mostrar que se você comer mais frutas e legumes vai ser forte e saudável. Além disso, eu também quero enviar a mensagem de que não importa quão difícil seja a tarefa ou desafio, se você se preparar, se organizar e trabalhar duro, você pode chegar onde almejar”, completa o atleta.

De sedentário à esportista, Matías Anguita, já percorreu 47 mil quilômetros, participou de 36 maratonas oficiais, realizou 6 desafios criados por ele mesmo e participou 5 vezes da Maratona do Deserto do Atacama.

Mas nem sempre foi assim. Por muitos anos Matías levou uma vida sedentária, que se limitava a uma rotina normal de trabalho, mantinha uma alimentação pouco regrada que o levou a obesidade. Tudo associado ao consumo excessivo de cigarro. O ultramaratonista trocou a vida ociosa pelo esporte e uma boa alimentação, o que revolucionaram a sua vida e hoje é considerado um dos maiores atletas do Chile na modalidade.

Mátias Anguita tem 45 anos, completados recentemente (31/7), e dois filhos de 20 e 12 anos de idade. Sua formação vem do setor financeiro onde atuou até iniciar a sua vida como esportista e dedicar-se 100% a ela. Antes da mudança do estilo de vida, Mátias tinha sobrepeso, era sedentário e fumava muito.

Com a introdução do esporte em sua vida o ultramaratonista conta com números importantes: já percorreu 47 mil quilômetros, participou de 36 maratonas oficiais, realizou 6 desafios criados por ele mesmo e participou 5 vezes da Maratona do Deserto do Atacama. Hoje, com a prática do esporte e uma alimentação a base de frutas e verduras se considera uma pessoa muito mais feliz, com energia, saúde e pronto para superar fronteiras.

Fotos: Júlio Cesar Santos (trecho Alegrete), Reprodução Facebook (estrada).





Curta nossa Fan Page





Comentar com Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *