10° BLog comemora 42 anos

No dia 03 de junho o 10º B Log comemorou seu 42º,  data esta que transcorre hoje, dia 05 de junho. O evento foi realizado na Unidade Militar e teve a presença do Gen de Bda Carlos Jorge Jorge da Costa Cmt da 2ª Bda C Mec, do Prefeito  Erasmo Guterez, do Desembargador Braulio Marques que foi ex militar do Batalhãol,do Comandante do 6º Rcb e Gu de Alegrete Ten Cel Dumani e demais comandantes das unidades militares de Alegrete, vereadores e demais autoridades.
quartel4
O Cmt Ten Cel Silva Azevedo fez o uso da palavra: “na condição de Comandante, cumpro com satisfação, o dever de repassar alguns dos fatos que marcaram a nossa história e de enaltecer o grandioso trabalho que aqui se desenvolve nos dias atuais. O 10º Batalhão Logístico tem suas origens em 1942 com a criação do 1º Grupo do 2º Regimento de Artilharia da Divisão de Cavalaria em 21 Out 42. Esta Unidade de Artilharia instalou-se provisoriamente em prédio na Rua Barão do Amazonas 462. Em 17 de julho de 1944, o 1º/2º RADC ocupou este aquartelamento,  na Coxilha da Restinga Seca, sendo que em 01 julho 46 passa a denominar-se 3º Grupo de Artilharia a Cavalo 75. Em 08 Jan 53 recebe nova denominação: 3º G Can 75mm Cav e em 03 Jan 54 retorna ao antigo nome de 3º G A Cav 75. No dia 01 Jan de 60 recebe o nome de 3º Grupo de Canhões 75 Auto-Rebocado.
quartel5
O 10° Batalhão Logístico foi criado pela Portaria Ministerial n° 59 de dezembro de 1972, tendo iniciado suas atividades no dia 05 de Junho de 1973, ocupando o antigo aquartelamento do 3º Grupo de Canhões 75 Auto-Rebocado, extinto na ocasião para dar lugar à nova Unidade, que a partir de então passou a dispor de elementos de apoio à Força Terrestre, reunindo a um só tempo as atividades de Material Bélico, Intendência e Saúde. Em sua composição orgânica, o 10º B Log acha-se integrado por uma Companhia de Comando e Apoio, uma Companhia Logística de Manutenção, uma Companhia Logística de Suprimento e uma Companhia Logística de saúde.
quartel7
O Batalhão tem como missão básica prestar apoio logístico às Unidades da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, Brigada Charrúa, bem como formar graduados e soldados especialistas da área de logística, além de manter estágios para oficiais temporários de Material Bélico, Intendência e do Serviço de Saúde do Exército. A Portaria Ministerial nº 882, de 29 de outubro de 1997, concedeu a denominação histórica de “Batalhão Marquês de alegrete”, ao 10º Batalhão Logístico. (Continuação do BI Nr 101, de 03/06/2015, do(a) 10º B Log) Pag nº 1270 Em 18 Mar 98, por meio da Portaria Ministerial 146 de 18 Maio 1998 o sr Ministro do Exército concedeu o Estandarte Histórico a Unidade. Merece destaque, nesta jornada, a participação, em 1945, de militares do antigo Regimento de Artilharia da Divisão de Cavalaria na Força Expedicionária Brasileira – durante a 2ª Guerra Mundial.
quartel8
Missão cumprida com patriotismo, denodo e abnegação cujos os nomes estão eternizados em uma placa de bronze localizada à direita da entrada do pavilhão de comando. A estes guerreiros, nosso eterno respeito e admiração. Não poderia, também, deixar passar, e fazer um agradecimento a todos os segmentos da sociedade Alegretense e aos poderes constituídos (Legislativo, Executivo e Judiciário) pelo excelente convívio com as Organizações Militares, especialmente com o 10º Batalhão Logístico. Esta integração contribui para o engrandecimento das instituições em prol do bem-estar da comunidade do Alegrete e da Defesa de nosso País, caracterizando o Braço Forte e a Mão Amiga do Exército Brasileiro. Neste momento, dirijo-me, em especial, à verdadeira força motriz do 10º B Log, nossos militares e servidor civil, profissionais profundamente comprometidos com os objetivos e as metas desta OM. A natureza e a complexidade dos encargos da OM exigem de cada um de nós: método, planejamento detalhado, probidade, tempestividade, espírito de equipe, iniciativa, lealdade, disciplina e perseverança, dentre tantos outros aspectos.
quartel10
Todas essas qualidades, aliadas ao acendrado senso de responsabilidade do nosso efetivo, homens e mulheres, são os fatores que têm assegurado o ótimo padrão de desempenho, e elevado grau de confiabilidade e o êxito na realização das atividades do 10° B Log, permitindo, assim, cumprir com reconhecida excelência as diversificadas e sensíveis missões. O momento de transformação que estamos vivendo foi moldado e construído por todos nós, militares e servidor civil que, comprometidos, demos o máximo dos esforços em prol desta Organização Militar e das metas estabelecidas pela 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada – Brigada Charrúa. Nossas estruturas são sólidas e nos permitem alcançar objetivos grandiosos, como outrora fizeram os antecessores. Os projetos hoje concluídos e em andamento são: A ampliação, adaptação e modernização das estruturas de manutenção da 2ª Bda Cav Mec, chamado “O Quadrado da Manutenção” , Melhoria da Segurança Alimentar – PASA, a recuperação das instalações das SU, Melhoria da Segurança Orgânica, Ampliação do Posto de Abastecimento, Recuperação das VBTP M113 da 3ª Divisão de Exército, Previsão da construção do Pavilhão de Manutenção de Leopard 1 A5, resgate da História do Batalhão, Previsão das reformas das infraestruturas do Batalhão e o cumprimento da meta de 100% de operacionalidade das viaturas.
quartel9
Tudo é fruto da vontade em querer sempre aperfeiçoar os processos que fazem com que, cada vez mais, possamos cumprir a nossa missão com excelência em prol do Exército Brasileiro. Nesse contexto, convém salientar que a tarefa, nos dias de hoje, é grandemente facilitada, decorrente do legado deixado por aqueles que nos antecederam e nos transmitiram um amplo rol de conhecimento, experiências e lições aprendidas nas diversas áreas de atuação logística. Por essas razões, nesta data tão significativa, cumprimento os integrantes do 10º Batalhão Logístico, do passado e do presente, pela abnegação e dedicação, pela competência e capacitação, por juntos estarmos escrevendo uma história de assinalados bons serviços à logística militar da Brigada Charrúa e ao Exército Brasileiro. Parabéns aos integrantes do 10º B Log pelo aniversário; que Deus nos abençoe.
quartel12
E que, respaldado no potencial da nossa gente, alcancemos o pleno sucesso no prosseguimento das nobres missões que nos tocam cumprir. “ O CERNE DA GUERRA ESTÁ NO COMBATE, MAS A FONTE DA VITÓRIA APÓIA-SE NA LOGÍSTICA” “10° BATALHÃO LOGÍSTICO – BATALHÃO MARQUÊS DE ALEGRETE – APOIAR SEMPRE – CADA VEZ MELHOR”. Após, houve desfile motorizado com viaturas usadas nos diversos tipos de missões as quais o B Log é empenhado. Em seguida, os convidados foram recepcionados com um coquetel nas dependências do refeitório do Batalhão.
 Durante a formatura desfilaram ex-integrantes do Blog, entre eles o desembarcador Braulio Marques.