O primeiro emprego sempre foi, e sempre será uma das principais preocupações da maioria dos jovens que buscam ingressar no mercado de trabalho. A falta de experiência tem sido um dos obstáculos que barra as portas das oportunidades. Mas ainda há muitas empresas que buscam profissionais sem vícios de trabalho e, principalmente com novas idéias.
Regina da Silveira, Assistente Operacional do CIEE, afirma que toda semana abrem vagas de estágio para Alegrete, mas o que falta na maioria das vezes é o desejo para trabalhar. Só nesta semana, 16 currículos foram selecionados por empresas locais, mas apenas oito dos que foram chamados, compareceram para as entrevistas.
Além de proporcionar experiências, o estágio também serve para que o estudante coloque em prática a teoria, e defina qual a profissão que realmente se enquadra no perfil. Gabriel Pereira tinha o sonho de fazer contabilidade e trabalhar exclusivamente na área, porém uma oportunidade de estágio, abriu os horizontes e fez Gabriel identificar-se com um novo caminho. Hoje ele cursa Administração e afirma “não me vejo em outra área”.
Os alegretenses que desejam candidatar-se a uma vaga precisam ter no mínimo 16 anos e estar cursando o Ensino Médio, Curso Técnico ou Superior. Os currículos deverão ser entregues na General vitorino 322, com foto e cópia do RG e CPF. Boa comunicação, real interesse pela vaga, e o mínimo de qualificação tem sido o perfil mais procurado pelos contratantes.