A Abertura Oficial do Plantio do Arroz será norteada pelo aumento dos custos da produção

O atraso no cultivo do solo e a possibilidade de El Nino também preocupam setor orizícola
A Federação das Associações dos Arrozeiros do Rio Grande do Sul-FEDERARROZ, promove no próximo dia 29 de agosto, a Abertura Oficial do Plantio do Arroz, no auditório da Farsul, nas dependências do Parque Assis Brasil, em Esteio.
 
ARROZ
A 11º edição do evento terá como tema central Custos de Produção: Eficiência e Economia, onde o setor julga ser o cenário de muita cautela. “A agricultura, de forma geral, vive um momento delicado. Os produtores brasileiros, independente da cultura, estão sentindo o aumento dos custos e ao mesmo tempo a estagnação ou queda dos preços dos produtos. Quase batendo o teto, fatalmente a produtividade não mais esconderá esse problema.”, pontua o presidente da Federarroz, Henrique Osório Dornelles.
O coordenador científico do CEPEA/ESALQ, professor Geraldo Barros, palestrante da parte econômica irá mostrar o desempenho do agronegócio brasileiro no contexto macroeconômico na última década e perspectivas futuras. “O agronegócio tem mantido uma base para o crescimento da economia brasileira, que, no entanto, esbarra na ineficiência da indústria e na falta de políticas macroeconômicas consistentes” ressalta o prof. Geraldo Barros que também fará abordagem sobre o mercado internacional. “Até quando podemos contar com a China? Como se preparar para uma redução do crescimento dos países emergentes? Como vencer o desafio de entrar nos países mais ricos?”, argumenta o coord. do CEPEA/ESALQ.
 
Também farão parte deste painel o economista chefe do Sistema FARSUL, Antônio da Luz e o diretor da Connectere Agrogestão, Marcelo Lagemann.
Outros subtemas também serão tratados durante o evento, como Mecanização: Operando e Economizando, tendo como palestrante o Engenheiro Agrônomo e professor da UFSM, José Fernando Schlosser, com as contribuições técnicas dos representantes das montadoras John Deere e Massey Ferguson. A Aplicação Correta e Eficiente de Fertilizantes, também será debatida com o Engenheiro Agrônomo do Irga, Rodrigo Schoenfeldt, juntamente com o ponto de vista da EMBRAPA Clima Temperado, representada pela pesquisadora Walkyria Bueno Scivittaro.
 
Fonte: FEDERARROZ