A chama arde na Praça e abre a Semana Farroupilha em Alegrete

Iluminados pelo astro rei, ao tom do clarin, apontam na entrada da Getúlio Vargas, os cavalarinos que conduzem a chama crioula que marca o início oficial da Semana Farroupilha em Alegrete.

A frente o Coordenador dos Festejos Cléo Trindade, coordenador da chama Milton Nardon.

A cidade se enche ainda mais desta alma gaúcha que marca a 3ª Capital Farroupilha e as ruas centrais são tomadas por alegretenses que testemunham a maior demonstração de amor à pátria gaúcha, antes do Desfile de 20 de setembro.

Após o ascendimento na pira no Monumento ao Expedicionário,pelo Prefeito Márcio Amaral, cada um dos 17 CTGs e seus piquetes pegaram uma centelha para iniciar as suas festividades.

O patrono e homenageado da Semana Farroupilha ,deste ano, Ciro Manoel de Freitas, disse que sempre esteve do outro lado e agora está a referenciar os homens a cavalo e que honra a bandeira e as tradições.

Cavalos na boa encilha, muitas mulheres e também crianças e jovens registram a força deste movimento que cultua os costumes e tradições do Rio Grande do Sul, aqui, especialmente com muita força.

Mais de 700 gaúchos, entre peões e prendas, integram a cavalgada da chama dando uma mostra do que será a maior festa dos gaúchos aqui no Município com o tema: Vida e Obra de Paixão Cortes que criou o MTG e os 50 anos da mulher gaúcha neste movimento.

Vera Soares Pedroso

Fotos: vera Pedroso e Vinícius Favero