À espera do asfalto trecho da RS-377 vira depósito de lixo

O acesso de saída para a cidade de Manoel Viana está sendo usado para descarte de lixo.

SAM_4205

A RS-377 na estrada do lixão, está fazendo jus ao nome. O trecho de chão batido, apresenta ao longo da via, muito lixo espalhado.

SAM_4208

SAM_4206

Ali é possível encontrar pneus velhos, móveis abandonados, sacos com entulhos, lixo eletrônico e para-choques em toda sua extensão.

SAM_4213

SAM_4204

Tudo isso em meio a córregos e cerca de 200 metros do aterro sanitário municipal.

SAM_4212

No ano passado, o vereador Jeferson Brunning já havia manifestado, mais de uma vez, a preocupação na Câmara sobre a pavimentação do trecho que liga Avenida Ibicuí até o trevo de acesso a Manoel Viana – RS 377.

SAM_4223

De acordo com Brunning, o acesso tem um grande tráfego naquela região em decorrência de ser a estrada que liga o município a Manoel Viana e, sobretudo, ao Distrito do Passo Novo. Cerca de 4 mil pessoas se deslocam e mais umas seis mil vivem naquela localidade, incluindo Manoel Viana.

Lá também está localizado o Instituto Federal Farroupilha, onde inúmeros alunos se deslocam para os três turnos dos Cursos IFF.

A estrada tem uma extensão de 6km sem asfalto e dá acesso ao Rincão de São Miguel, onde está concentrada parte das lavouras orizícolas do município e também acesso à Cooperativas e Silos.

Segundo foi apurado pela reportagem com moradores próximos, veículos carregados de lixo despejam objetos ao longo da via.

SAM_4221

Não há nenhum projeto em andamento de asfaltamento para o trecho e o lixo continua espalhado pelo acostamento da estrada que ainda recebe um grande fluxo de veículos diariamente.

 

Em nota DAER esclarece:

O trecho não faz parte da RSC-377 conforme divulgado. Essa rodovia, que dá acesso à cidade de Alegrete, ligando a RSC-377 até a Avenida Ibicuí, é de responsabilidade municipal, não integrante do S.R.E (Sistema Rodoviário Estadual). Inclusive a Prefeitura Municipal de Alegrete já encaminhou solicitação de celebração de convênio com o DAER para a pavimentação desse trecho de  4,800 km de extensão, o que está sendo tratado através do expediente n.º 023278-04.35/14-2 que se encontra na Diretoria Geral do Daer.