A mãe, dona de casa e ex faxineira de uma empresa de ônibus, Marta Suzana Oliveira,do bairro Sepé Tiarajú é uma daquelas mulheres que prova que lutar por um sonho, mesmo que demore a ser conquistado vale todo o esforço e dedicação.
Desde os 18 anos ela faz concursos públicos. “Passei em alguns do Município e até do Estado,porém nunca fui chamada”. Mesmo assim, não desanimou e não desistiu nunca. Aos 37 anos, comemora aprovação e o trabalho público,há cinco meses, como concursada da Prefeitura de Alegrete.
Ganho o mínimo,mas eu consegui e sei que em 2015 outras conquistas serão possíveis falou confiante e tranquila, enquanto varria a Rua Vasco Alves, no centro de Alegrete, na véspera da virada.
Só lamenta que outra dia a avisaram que uma mulher estava rindo dela, na hora em que limpava a rua, e que um senhor viu que ela estava varrendo e jogou papel onde já estava limpo. – As pessoas podiam ser um pouco mais educadas,pondera. Todo o trabalho é digno e importante, salienta Marta”.
Casada e mãe de um filho diz que a partir deste dia 1º de janeiro, depois que iniciarem as aulas, vai realizar outro sonho. Fazer uma faculdade. A gari passou no vestibular para Pedagogia e sua irmã, de Porto Alegre, vai pagar a sua faculdade. – Demorou,mas estou conseguindo diz Marta enquanto continuava o trabalho. E ainda mais feliz confessou: – A mana disse que vai me dar um carro,então terei que me esforçar para tirar a carteira de motorista”.
Fotos: Vera Soares Pedroso