A entrevista desta semana é com o professor Antônio Oliveira, personal trainer, graduado em Educação Física pela Universidade da Região da Campanha Campus Alegrete. Pós-Graduado em Psicomotricidade, professor de Karatê Faixa Preta 2° DAN pela Federação Gaúcha de Karatê e Confederação Brasileira de Karatê.
Em meio às festas de final de ano, e a chegada do verão perguntamos ao educador físico sobre a importância de realizar exercícios físicos, os cuidados e a receita para zelar pela saúde e bem estar. Confira os principais trechos.
Portal: Qual a importância do exercício físico no cotidiano das pessoas?
Antônio: Já foram comprovados cientificamente os vários benefícios que já sabíamos estarem empiricamente relacionados ao hábito de praticar qualquer atividade física.
Portal: Muitas pessoas deixam para iniciar a prática de atividades físicas no verão. Qual a dica para esse grupo?
Antônio: Iniciar lentamente com uma caminhada e ao passar dos dias vai aumentando gradativamente. Isso seria o básico. Mas, o ideal é fazer ao menos uns 2 meses de musculação para preparar as articulações com um bom fortalecimento.
Portal: Qual a diferença de frequentar uma academia e um treinamento ao ar livre ?
Antônio: Frequentar uma academia tu tens uma orientação de um profissional que vai te dar umas dicas de como fazer o exercício correto. Ao ar livre é só a parte aeróbica como corrida e caminhada. Essa opção é mais prazerosa desde que se tome certos cuidados, como uma roupa adequado, um tênis e protetor solar.
Portal: Qual o alerta para os sedentários ?
Antônio: Começar devagar, sempre com uma boa orientação. Antes de tudo vá ao seu cardiologista e faça uma avaliação para iniciar com segurança.
Portal: Corrida ou caminhada ? Como perder os quilinhos adquiridos nas festas de final de ano ?
Antônio: Comece com caminhada até chegar a corrida.É possível emagrecer só com caminhada.
Portal: Para quem ainda não saiu do sofá, qual seria teu conselho para iniciar uma atividade física ?
Antônio: levante, vá na frente do espelho e suba na balança.
Portal: Existe riscos para um atleta de fim de semana ?
Antônio: Sim, como exercícios de grande impacto. O tradicional futebol, por exemplo, pode trazer complicações à saúde daqueles que não estão habituados a fazer outras atividades físicas durante a semana. Aumentam os riscos de lesões musculares, infarto do miocárdio e até de morte súbita.
Portal: Em Alegrete temos poucas opções de locais específicos para caminhada e a prática de corrida. De que forma isso colabora para o sedentarismo ?
Antônio: Sem dúvida os lugares não oferecem condições apropriadas, na pracinha aonde a maioria das pessoas vai, está com a calçada irregular e imprópria para esta atividade. Carecemos de locais, mas nem por isso vamos deixar de praticar exercícios.
Portal: O que fazer para emagrecer com saúde?
Antônio: Consulte um nutricionista e contrate um personal.
Por: Júlio Cesar Santos