
Crueldade muitas vezes não tem limites, isso vale para ações contra pessoas e animais. Em Alegrete, várias pessoas voluntárias atuam em defesa dos animais e contra os maus-tratos, assim como a ONG OPAA, Conexão Animal e o canil Municipal.
Mas, esta manhã de sábado(13), uma cena no bairro Nilo Soares Gonçalves chocou a comunidade. Um cachorro foi vítima de enforcamento, provavelmente nesta madrugada(13). Moradores se depararam com o animal pendurado pelo pescoço, amarrado a uma corda, em uma árvore( enforcado).
A jovem, que enviou a foto para a reportagem estava em desesperada pelo ato realizado. Ela disse que desconhece o nome do proprietário do cãozinho, mas destacou que muitas pessoas, mesmo que ele seja de rua, auxiliam e cuidam dos animais no bairro.
Pela foto, é possível ver que o cão é de pequeno porte. “Quando vi, foi um susto muito grande, me deu uma angústia, chorei ao ver o pobrezinho naquela situação. Que mundo é esse em que estamos vivendo? Qual o motivo de tanta raiva?”, falou a jovem que preferiu não se identificar.
Nos grupos de WhatsApp, moradores fizeram chamamento para que um protesto fosse realizado. A população pode ajudar com a identificar o autor denunciando através do número 3422-4525 (Polícia Civil) ou 190 (Polícia Militar).
No Brasil, crimes contra animais estão previstos na lei 9.605 de 1998. Uma vez acusado, o responsável pode ser punido com multa e até um ano de detenção.