
Anna Norina Konzen, de 88 anos, foi a 12ª morte por coronavírus na cidade, a terceira com mais óbitos no estado. Ela estava internada no Hospital Bruno Born e faleceu à 0h09 de sexta (15).
Mãe, avó, bisavó e amiga, Anna Norina Konzen fez o bastante em 88 anos para não ser lembrada apenas como a 12ª morte por coronavírus em Lajeado, no Vale do Taquari. Ela estava internada no Hospital Bruno Born e faleceu à 0h09 desta sexta-feira (15).
Segundo o fotógrafo Caco Konzen, neto de Anna, ela nasceu no bairro São Rafael, no interior de Cruzeiro do Sul, a poucos quilômetros de Lajeado. Nos últimos 40 anos, porém, viveu na cidade vizinha.
“A vida não pegou leve com a vó. Aprendeu a lutar quando preciso e abrir o coração mesmo sem ninguém precisar. Mesmo com tantas marcas que as lutas da vida deixaram, ela encontrava motivos para ser feliz. Genuinamente”, diz Caco.
O neto fez uma publicação nas redes sociais com a foto que ilustra esta matéria. Ele conta que ela sorriu para o clique, mas ficou incomodada com o resultado.
“Disse que não combinava com ela tantas rugas e marcas na pele. Combinava, sim”, discorda o neto.
Caco justifica que a imagem em preto e branco ressalta as marcas da trajetória de vida dela. Mãe de cinco filhos, avó de sete netos e bisavó de três bisnetos, Anna era figura reconhecida na comunidade.
Sempre foi comerciante. O neto destaca que os lajeadenses mais antigos irão se lembrar do café dela, no bar Urso Branco, perto da Praça da Matriz, que depois virou sorveteria. Ou do coral da igreja. Ou da cachorrinha Bibi, uma fox que foi sua companheira por 16 anos.
“Gentil e forte, a 12ª vítima de Covid-19 da cidade de Lajeado tem nome, sobrenome, história e deixará muitas saudades e lembranças. Fiquem em casa e cuidem-se. Cuidem de quem vocês amam”, completa Caco.
Lajeado tem, até esta sexta-feira, 240 casos confirmados e 13 mortes por coronavírus. Apenas Porto Alegre e Passo Fundo, no Norte, têm mais registros.
Fonte: G1