
Os organizadores da 40 Feira do Livro de Alegrete estimam que mais de 300 pessoas passaram pela feira já no primeiro dia.
A terça-feira (11), foi especial no largo do Centro Cultural. Uma diversificada programação atendeu o anseio de estudantes e público em geral que visitou os estandes e apreciou apresentações literárias e musicais. No final da tarde o jovem músico alegretense, Vitor Lobins apresentou o especial Vitor Ramil. Foi um aquecimento com boa música para o ápice da noite.


Pouco antes das 20 h, a área do palco principal já estava lotada. A abertura oficial foi assistida por um público cativante que aplaudiu os homenageados da noite.


Uma comitiva liderada pela patrona Eleonora Medeiros surgiu no corredor entre a plateia carregando o tradicional lampião simbolo da feira, a homenageada foi ovacionada pelo público. Com a presença do prefeito, vereadores, secretários municipais e autoridades militares, a solenidade foi envolvente.


A gerente local do SESC Claudia Rizzatti fez questão de relembrar a parceria da entidade na vida da feira. Saudou os homenageados e reafirmou a parceria nos eventos culturais do município. Em seu pronunciamento a Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer Márcia Dorneles destacou o trabalho da patrona da feira nas escolas, deu boas vinda e falou do trabalho incansável de todas secretarias que não mediram esforços para a realização do evento.


Coube à uruguaianense Eleonora Medeiros, como patrona, falar da feira. A pedagoga, escritora e contadora de histórias fez uma menção especial aos livreiros, destacou o trabalho com as crianças na escola. Sintetizou o que uma feira de livro representa no cotidiano da cidade e, por fim, emocionada leu um poema inédito que escreveu anos atrás quando visitou a feira do livro em Alegrete.

O Presidente da Câmara Vereador Cléo Severo Trindade saudou os presentes, citou o engajamento dos realizadores da feira. E reafirmou que é necessário investir em eventos culturais no município aproveitando as parcerias.

Já o prefeito Márcio Amaral enfatizou a importância da leitura num momento em que as redes sociais pulverizam a atenção de crianças e adultos. Se disse leitor não da maneira que deveria, mas instigou todos a lerem e incentivaram o hábito nas crianças.

A Patrona Eleonora Medeiros, o escritor homenageado Marcelo Rocha, a homenageada especial Jacqueline Zacarias e o filho, José Rubens do homenageado póstumo, José Rubens Pillar, subiram ao palco para receber o troféu da feira.




Emocionados, os homenageados foram unânimes em avaliar o nível do evento e agradeceram pela lembrança que ficará eternizada na memória de cada um deles.


Os vencedores do Concurso de Crônicas Daniela Cunha foram premiados. Neste ano nas modalidades Ensino Fundamental 6º e 7º anos, Ensino Fundamental 8º e 9º anos, Ensino Médio e Destaque Especial. Este concurso tem como idealizadora a professora Iolanda Rodrigues da Cunha e faz parte das atividades da Feira do Livro.
Na Categoria Especial, “Leitura”, aluna Nathaly Salermo, com a crônica “Futuro Colorido”, EMEB José Antônio Vilaverde Moura, professora Letícia de Mendonça.
Modalidade Ensino Fundamental 6º e 7º Anos, aluno Alisson Grillo Pilecco, com a crônica “Meus Tempos de Criança”, EMEB João Cadore (Polo do Angico), professora Suélen de Lanes.
Modalidade Ensino Fundamental 8º e 9º Anos, aluna Nathani de Oliveira Anacleto, com a crônica “Lugar Onde Vivo”, EMEB Alcy Vargas Cheuiche, professora Vaneia Lima Soares.
Ensino Médio, aluna Eduarda da Costa, com a crônica “Meu Pedaço de Chão”, EMEB Costa Leite (Polo do Jacaquá), professora Silvana da Silva Silveira. Também houve uma premiação dos leitores da Biblioteca Pública Municipal Mário Quintana. Leitores que leram mais de 15 livros em 2018, quando a média de leitura do brasileiro é de 4,6 livros anuais. Eles receberam um vale-livro oferecido pelo vereador Paulo Bérquo/PT,Presidente da Frente Parlamentar do Livro, leitura e bibliotecas da Câmara. Na categoria leitor infantil Maria Clara Pengo Pontes levou o prêmio. Já na juvenil Gabrielli Brites Petrocelli foi a vencedora. Na categoria adulto Marta Ross foi a contemplada.
A noite encerrou com um belo espetáculo da Escola de Dança Ballerina que comprovou o nível de uma das melhores escolas de danças do país. Alguns dos destaques da programação desta quarta-feira (12), acontece no auditório do Centro Cultural (10h30min). A escritora Eleonora Medeiros e o escritor Marcelo Rocha discutem o tema “Ler é semear o futuro”, com moderação de Aliriane Almeida.
Já no período da tarde (14h), Marcelo Rocha apresenta uma oficina de escrita literária “Prática e produção textual”, a atividade será no SESC. Ás 17 h, o acústico no palco principal fica a cargo do músico alegretense Kauê Sitó. Já às 19 h ocorre contação de histórias com a porto-alegrense, Barbara Catarina, na biblioteca. No palco principal o painel Semeando a leitura em Alegrete – conversas sobre projetos de literatura.